Visitas técnicas em lojas de referência movimentam o 4º dia da Missão Empresarial à Nova Iorque

Representantes do Sindilojas Porto Alegre conhecem hoje (18) e amanhã (19), em Nova Iorque, lojas de referência para o varejo mundial

Nova Iorque é a capital do varejo. Afinal, dita tendências de comportamento e de inovação no segmento que são seguidas por negócios em diversos países. E foi em busca dessas referências que a comitiva do Sindilojas Porto Alegre participa hoje (18) e amanhã (19) de visitas técnicas por lojas de destaque no varejo mundial.

Lulu Lemon – Cada time da loja tem autonomia para escolher 6 pessoas para serem os embaixadores da marca naquele estabelecimento. Durante dois anos eles têm suas fotos expostas na loja e acesso aos treinamentos oferecidos pela loja. Na empresa, todos os funcionários têm autonomia para agir como “curadores de experiência”, oferecendo o que há de melhor aos seus clientes. Afinal, eles não são apenas vendedores, são educadores. Eles não buscam apenas comercializar o produto, mas conhecer o consumidor e seu estilo de vida para entender qual o seu objetivo e melhor atende-lo. A Lulu Lemon treina a equipe para agir como sucessores da empresa. Por isso, incentivam as pessoas a se desenvolverem e se empoderarem.

Urban Outfitter – Além da loja, tem café e um restaurante, pois o objetivo da marca é criar centros de convivência para trazer mais pessoas e as reter dentro do estabelecimento comercial. A empresa acredita que quando cansam de passear, os clientes compram mais. A loja tem o estilo dos milleniuns e possui o visual merchan simples, porém a loja não tem um padrão único e se ajusta a região e cultura de onde está. Por exemplo, dentro do grupo há um estabelecimento de jardinagem e outro focado em noivas. O negócio também usa técnicas de cross merchandising, expondo produtos de categorias diferentes agrupados por afinidade e conexão emocional. Na unidade visitada pelo grupo, por exemplo, há café, salão de beleza e barbearia.

Eataly – A loja se destaca pela comunicação. Eles expõem as frutas como joias da pradaria e utilizam uma forma de se comunicar diferenciada, com um propósito claro.

Rebecca Minkoff – Há dois anos, a marca foi o grande destaque apresentado na NRF Big Show – maior encontro do varejo mundial – e em 2015 ganhou o Prêmio Global de Inovação em Varejo. O estabelecimento é especialista na arte de exposição dos produtos e em como utilizar a tecnologia a favor da experiência do consumidor. Na loja, por exemplo, o cliente consegue experimentar o Provador Inteligente e o Espelho Inteligente – duas inovações que auxiliam e interagem com o cliente. Além disso, o negócio aposta nos influenciadores para potencializar a divulgação da marca.  

Sonos – A empresa vende caixas de som para residências, mas não se limita a isso. O propósito da loja é proporcionar a melhor experiência de sono. Para isso, comercializa caixas com software e aplicativo, pelos quais a pessoa controla o volume e as músicas de sua preferência, inclusive com integração com a iTunes e o Spotify. A marca busca sempre construir relações duradouras com o consumidor, por isso se mantém leal ao foco da empresa e à funcionalidade do produto.

Warby Parker – O negócio de vendas de óculos nasceu em uma biblioteca, de forma online, e hoje possui 49 unidades. Os clientes entram no site, escolhem cinco modelos e recebem em casa. Após escolher o de sua preferência, devolve os demais junto com a receita do oftalmo que sempre deve ser entregue na loja física. Além da interação omni-channel, a empresa preocupa-se com a responsabilidade social e a cada unidade vendida, uma é doada.

Sabon – Uma loja de sabonetes que começou em uma residência. Mesmo com o crescimento da empresa, o negócio não perdeu sua essência e mantém vivo o contato direto com o produto.

Nixon – Personalização de acordo com o gosto do cliente é o foco da empresa, e, ainda, com agilidade. A Nixon customiza relógios conforme o estilo e a preferência do consumidor. E o processo dura menos de 1 hora.

Nike – A loja da Nike tem espaço para fazer encontros com personalidades e alongamentos com um profissional da marca para falar sobre o produto. Os clientes fazem um teste de 90 segundos e simulações da corrida, podendo escolher o cenário, sentindo como está o tênis e sendo filmado. Ela é a maior empresa do ramo esportivo em faturamento e realizou uma explosão de abertura de lojas neste ano.

Amanhã, dia 19, o grupo participa do segundo dia de visitas técnicas. Acompanhe aqui no site e no Facebook da Entidade. 

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