Compras on-line deverão ser impulsionadas em 30% no Natal deste ano.
As vendas pela internet no período do Natal devem ter um crescimento de 30% em relação ao ano passado. Com isso, a expectativa é de que o faturamento do comércio eletrônico alcance R$ 1,63 bilhões. A…
As vendas pela internet no período do Natal devem ter um crescimento de 30% em relação ao ano passado. Com isso, a expectativa é de que o faturamento do comércio eletrônico alcance R$ 1,63 bilhões. A avaliação feita pela e-bit prevê que, com a aproximação de uma das datas mais aguardadas do ano, as lojas já se organizam quanto ao planejamento e logística, visando atender o aumento significativo na quantidade de pedidos que serão feitos entre os dias 15/11 e 24/12 pela internet.
Segundo estimativas da e-bit, no carrinho virtual dos consumidores deverão estar livros, categoria que historicamente é a líder do setor e eletrodomésticos, que devem continuar em alta com a prorrogação do IPI reduzido até final de janeiro. eletrônicos e informática também estarão presentes entre os mais vendidos, enquanto que saúde, beleza e medicamentos deve ser a preferência do público feminino.
Com o resultado do Natal, o e-commerce nacional deve fechar 2009 com um faturamento superior a R$ 10,5 bilhões, confirmando a expectativa da e-bit de um crescimento nominal de 28% em relação ao ano passado. Os números mostram o imenso potencial de evolução do canal, tendo em vista que apenas 25% das pessoas que acessam a internet no Brasil, são, de fato, e-consumidores (estimativa é chegar a 17 milhões no final de dezembro).
Já o mercado norte americano, de acordo com o eMarketer, empresa que faz o acompanhamento do setor, deve sofrer uma queda de até 3,1% nas vendas em 2009, caindo de US$ 132,3 bilhões em 2008 para US$ 128,4 em faturamento, provocado pela crise econômica.