Nova CPMF: 53,9% dos brasileiros é contra

Mais de um terço dos brasileiros é a favor da criação da CSS (Contribuição Social para a Saúde), revelou pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta terça-feira (8). De acordo com os dados, ao serem questionados…

Mais de um terço dos brasileiros é a favor da criação da CSS (Contribuição Social para a Saúde), revelou pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta terça-feira (8). De acordo com os dados, ao serem questionados sobre se eram contra ou a favor do novo tributo para financiar a saúde no País, 37,1% dos brasileiros entrevistados disseram que sim, contra 53,9% que afirmaram não. Outros 9,1% não responderam ou disseram não saber. A pesquisa foi realizada com 2 mil pessoas entre 31 de agosto e 4 de setembro deste ano, em 24 estados das cinco regiões do País. A margem de erro é de 3%.

Retomada da discussão
No dia 19 de agosto, a criação da CSS voltou a ganhar destaque. Na data, em reunião com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, o PMDB se comprometeu a apoiar o novo tributo. Nos moldes da antiga CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira), se aprovada, a CSS terá alíquota de 0,1% sobre as operações financeiras, sendo que, neste caso, a arrecadação será inteiramente destinada para a saúde.

Discussão antiga
Em 11 de junho de 2008, a Câmara aprovou o substitutivo do deputado Pepe Vargas ao PLC (Projeto de Lei Complementar) 306/08, que regulamenta incremento nos gastos com a área da Saúde, até 2011, previsto na Emenda Constitucional 29 (a cada cinco anos, ela deve ser reavaliada e regulamentada por uma nova Lei Complementar). Porém, a proposta ficou parada na Câmara desde então, à espera da votação de um destaque, feito pelo DEM, que altera o texto aprovado no Plenário da Câmara. Esse destaque exclui da proposta a base de cálculo da CSS, o que, na prática, inviabiliza a cobrança. Isso ocorreu porque a oposição aceita a regulamentação da Emenda 29, mas sem o novo tributo. Assim, a estratégia é obstruir a votação da CSS. Por outro lado, governistas insistem que a CSS poderá garantir quase R$ 12 bilhões para a saúde. Após a votação do destaque, a matéria será enviada de volta ao Senado.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Levantamento do Sindilojas Poa revela crescimento do comércio de vizinhança no R...

    Veja mais
    Noticias

    Edição especial do Menu Poa apresenta pautas do comércio para o futuro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Último dia para confirmar presença no MENUPOA especial sobre Eleições Municipais

    Veja mais