5 Dicas para ter sucesso no segmento de franquias

O franchising se consolida cada vez mais como um segmento promissor para quem sonha em ter o próprio negócio. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento do setor registrou crescimento de 8,3% entre 2014 e 2015, superando R$ 139 bilhões. Além disso, no ano anterior foram abertas 12.702 unidades de franquias em todo o Brasil, mesmo em um período de incertezas econômicas para o país.

Investir em um modelo de franquias é uma ótima oportunidade para quem sonha em ter o próprio negócio. Além de contar com um modelo estruturado e testado pela franqueadora, o setor de franchising apresenta números bastante promissores que consolidam seu valor como oportunidade de investimento. Aluizio de Freitas recomenda cinco dicas para quem quer tirar o plano do negócio próprio do papel em 2016.

Há 36 anos o executivo, que desde 1996 assumiu o cargo de diretor, atua na Sigbol Fashion, rede de franquia especializada em cursos profissionalizantes nas áreas de confecção e moda, que faturou R$ 8 milhões em 2015 e tem 20 franquias distribuídas entre São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal, e é pioneira ao oferecer formação no segmento de moda por meio do modelo de negócios de franquias.

1. Procure uma área em que tenha afinidade

É preciso mais do que apenas gostar, é necessário “amar” a área de atuação e negócio em que pretende investir. Pense e calcule o lucro que deseja obter, mas tenha em mente que o lucro é consequência de uma atividade bem executada, portanto, empenhe-se e dedique-se ao máximo ao seu negócio, assim, você poderá colher os frutos do sucesso do seu empreendimento e terá a satisfação de ver seu próprio negócio seguir em frente.

2. Assuma um compromisso com seu negócio

É comum alguns empreendedores imaginarem que, por abrir seu próprio negócio, terão mais disponibilidade de tempo para dedicar-se a outras atividades. No entanto, isso acaba se mostrando um engano. O grande desafio é compreender que ao ter sua própria empresa, o empreendedor assume um compromisso integral e precisa se dedicar ao máximo a ele, além de precisar se cercar de colaboradores qualificados. Afinal, em outras palavras, é o olho do dono e suas escolhas que fazem o negócio crescer.

3. Esteja sempre atualizado

O empreendedor precisa estar sempre atualizado com novas tecnologias, hábitos e comportamentos de seus clientes, ou seja, é fundamental que ele esteja um passo a frente do que é esperado do seu negócio, com o intuito de garantir a perenidade e sucesso do que está sendo oferecido ao mercado, que fica mais exigente a cada dia. Fazer cursos em sua área de atuação pode ser uma importante saída para traçar suas estratégias.

4. Aprenda a gerenciar as finanças

Boa parte dos novos empreendedores agregam suas despesas pessoais às da empresa, mas para garantir o bom gerenciamento do negócio, é fundamental que você separe seus gastos e mantenha suas reservas de pessoa física independentes das que forem direcionadas à empresa. O novo negócio é um meio de buscar suas realizações profissionais e pessoais, porém o responsável pelo sucesso do empreendimento é o empreendedor e não o contrário.

5. Planeje suas ações e estabeleça metas

Como empreendedor, é preciso estabelecer um bom planejamento para que sua empresa possa superar com sucesso o processo de maturação – fase em que está se estabelecendo no mercado e buscando o equilíbrio financeiro – e mantenha seu crescimento ao longo dos meses ou prazos definidos para que um objetivo seja atingido. Definir suas ações e traçar metas para o desenvolvimento do negócio é fundamental para que você enxergue com clareza o que está sendo feito e corrija, a tempo e quando necessário, os possíveis contratempos.

Fonte: No Varejo