Como fazer uma gestão de estoque eficiente
Precisa de ajuda para gerir melhor o estoque da sua loja? Confira dicas que te ajudarão a garantir o bom andamento do fluxo de vendas no varejo
Ele fica, digamos assim, nos bastidores de toda a operação de vendas. Mas isso não quer dizer que não seja importante. Pelo contrário: é fundamental para o sucesso da loja como um todo. Do que estamos falando? Do estoque, claro!
Precisa de ajuda para gerir melhor o estoque da sua loja? Siga a leitura deste artigo! Ele vai apresentar dicas que ajudam a garantir o bom andamento do fluxo de vendas no varejo.
4 dicas de gestão de estoque
- Avalie o espaço físico
Você precisa saber exatamente qual é o espaço disponível no seu estoque para gerenciá-lo da melhor maneira possível. Assim, poderá avaliar a quantidade de produtos a serem estocados (e não amontoados). Além disso, analise questões como temperatura e umidade, pois isso vai influenciar na qualidade e na duração dos produtos estocados.
- Defina o que e quanto estocar
Esse conhecimento é fundamental tanto para que você não compre produtos demais e eles fiquem parados, quanto para que os produtos não acabem antes do previsto e seus clientes saiam decepcionados.
Para saber quais e quantos itens estocar, você precisa avaliar o fluxo das vendas nos diferentes períodos do ano. Além disso, fique atento às épocas em que as vendas variam. Verifique, por exemplo, quais produtos saem mais em datas especiais e prepare seu estoque para essas épocas.
- Gerencie o fluxo do estoque
É fundamental acompanhar a entrada e da saída dos produtos. Só assim conhecerá as necessidades em relação à compra (ou não) de novos produtos. Esse controle pode ser realizado por meio de planilhas ou programas de gestão.
Lembre que o estoque nada mais é que um investimento. Mais que produtos, é o capital da sua loja que fica naquelas prateleiras. Por isso, seu objetivo deve sempre fazer os produtos girarem – ou seja, se renovar. Porque isso que dizer que seu capital está rendendo.
- Fique de olho no tempo do estoque
Não é bom para o seu negócio que os produtos fiquem muito tempo estocados, pois isso quer dizer que o seu capital está parado. Fora o fato de que os produtos podem se deteriorar com o tempo.
Além disso, quando você tem muitos produtos estocados, corre riscos pois, em caso de acidentes – como enchentes, por exemplo –, seu prejuízo será muito maior. Quando perceber que há um produto que não está saindo, realize ações promocionais para conseguir vender esse item mais rapidamente.
Leia o artigo completo aqui
Fonte: Blog do Varejo