MPES encerram 2017 mais confiantes e esperam um 2018 melhor

As micro e pequenas empresas fecharam o ano passado mais confiantes que o ano anterior e esperam um 2018 de reformas estruturais

As micro e pequenas empresas encerraram 2017 mais confiantes do que terminaram 2016 – é o que mostra índice apurada pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e pela CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas).

O índice de confiança dos empreendedores fechou dezembro 2,2 pontos maior que o verificado no mesmo mês de 2016, encerrando o ano com 51,1 pontos.

De acordo com os dados, esta é a primeira vez desde 2015, início da série histórica, que o indicador de confiança dos micro e pequenos empresários termina o ano acima do nível neutro de 50 pontos.

E 2018?

Esse sentimento positivo entre os pequenos empresários deve permanecer neste ano, caso as reformas estruturais sejam levadas adiante e aprovadas.

“É consenso que a atividade econômica avançou em 2017, apesar desse movimento ser lento e gradual. Espera-se que em 2018, a economia siga avançando e dê mostras mais consistentes de que estamos no rumo da recuperação, com geração de emprego e retomada das vendas”, afirmou Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC Brasil.

Fonte: Portal No Varejo