ARTIGO | Oportunidades e desafios do varejo

Mudanças na economia, Copa do Mundo e eleições vão marcar o ano no varejo.

Estamos vivendo neste ano um cenário que há muito tempo não era visto. Por um lado, temos uma das menores inflações dos últimos 30 anos, a menor taxa de juros Selic da história e intensificação na queda do desemprego, indicadores essenciais para a retomada do crescimento do varejo. Menos inflação, por exemplo, representa a manutenção do poder de compra do consumidor; taxas de juros menores diminuem o custo dos financiamentos e aumentam a disponibilidade de conceder e assumir crédito; e a redução do desemprego eleva o volume de pessoas dispostas a comprar e faz crescer a renda do consumidor. A expectativa é de boas oportunidades para o comércio varejista.

Por outro lado, 2018 é ano de Copa do Mundo e de eleições. Durante os jogos da Copa, historicamente, o foco muda para boa parte da sociedade brasileira, mas um bom planejamento pode ajudar as lojas a aproveitarem esse período, seja para gerar vendas, seja para promover e consolidar sua marca com o tema do Mundial.

Já no segundo semestre passaremos por um dos maiores desafios à população brasileira no ano: a escolha dos novos governantes, que vão administrar cerca de 40% de tudo que o País produz e tem impacto diretamente no dia a dia do varejo. Isso em uma das eleições mais indefinidas dos últimos tempos.

Para ter foco total no negócio, mesmo com todos os desafios, é fundamental se capacitar e estar cercado de ferramentas e pessoas que ajudem a desenvolver as lojas. Por isso, faz todo sentido participar das palestras promovidas pelo Sindilojas Porto Alegre, assim como dos cursos, workshops, eventos e da FBV, que acontece ainda neste mês, para discutir, se informar e se preparar para aproveitar todas as oportunidades deste ano promissor.

Carlos Klein
Diretor de Comunicação e Marketing do Sindilojas Porto Alegre