“Posso ocupar o lado de fora da minha loja, na calçada, para promover alguma ação especial?”

"Deve-se consultar a atual Diretoria de Promoção Econômica (antiga SMIC) ou a SMAM para verificar se é possível fazer alguma atividade promocional, como a adoção de canteiros".

A calçada, localizada em frente aos imóveis, no espaço que vai do alinhamento predial até o meio-fio, é de utilização pública, mesmo que sua manutenção caiba ao proprietário do imóvel, e depende de autorização prévia do município para ocupação. Em Porto Alegre, o Decreto Municipal 13.451/2001 regulamenta a colocação de mesas e cadeiras por restaurantes e lanchonetes, impondo distâncias e larguras mínimas de pontos como paradas de ônibus, entre outras. No caso de lojas, não há nada específico a respeito. Por isso, deve-se consultar a atual Diretoria de Promoção Econômica (antiga SMIC) ou a SMAM para verificar se é possível fazer alguma atividade promocional, como a adoção de canteiros. A colocação de letreiros ou objetos promocionais sem autorização está sujeita às penalidades da legislação vigente de cada município.

Colaborou Fernanda Schaan, Arquiteta e Urbanista

 

Gostou desse conteúdo? Faz parte da revista Conexão Varejo, publicação mensal do Sindilojas Porto Alegre. Na versão digital você pode conferir gratuitamente a edição completa. Clique aqui e aproveite. Boa leitura!

Veja também

    PesquisaNoticias

    Levantamento do Sindilojas Poa revela crescimento do comércio de vizinhança no R...

    Veja mais
    Noticias

    Edição especial do Menu Poa apresenta pautas do comércio para o futuro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Último dia para confirmar presença no MENUPOA especial sobre Eleições Municipais

    Veja mais