NRF 2021: Varejo tem papel fundamental no desenvolvimento das comunidades locais
Três grandes CEOs do varejo contaram de suas visões sobre parcerias estratégicas e importância do contato com o público
Três grandes CEOs participaram da primeira sessão do último dia da programação virtual da NRF Retail’s Big Show 2021, maior feira do varejo do mundo, em seu capítulo online. Nesta sexta-feira (22), Glenda McNeal, Presidente de Parcerias Empresariais Estratégicas na American Express, entrevistou Sharon Leite, CEO da The Vitamin Shoppe, Mindy Grossman, Presidente e CEO da WW, e Judith McKenna, Presidente e CEO Internacional da Walmart.
As empresas The Vitamin Shoppe, omnichannel de produtos de nutrição, e WW (antiga Weight Watchers),grupo de saúde e bem-estar, anunciaram uma parceria estratégica ainda no início de 2021. Para iniciar a conversa, Sharon Leite comentou que, para ela, um dos principais ganhos de 2020 foi a percepção de que a equipe da The Vitamin Shoppe era muito resiliente. A empresa agora planeja pegar os aprendizados do ano para replicar e ampliar em 2021. “Cada um de nós temos uma jornada individual. Apoiar essa jornada de saúde é uma das partes mais importantes de nosso negócio. Procuramos parceiros que nos ajudem nisso e é uma grande oportunidade. Compartilhamos clientes. Procuramos oportunidades para mostrar aos clientes como aprimorar suas jornadas”, reforçou Sharon.
“Conseguimos acompanhar o comportamento humano em tempo real, e isso nos traz muitas informações. Mas precisamos olhar além da tecnologia. Precisamos pensar nos produtos que serão importantes para eles. Isso ajuda as pessoas em suas jornadas de saúde”, complementou Mindy, CEO da WW.
Reforçando a ideia de parcerias, Mindy comenta que as marcas podem pensar além da competição, pois “precisa ser um serviço que apoiará uma jornada autêntica. Precisamos pensar: como estamos realmente a serviço das pessoas? Essa é a questão mais importante de hoje”.
“Precisamos pensar como uma comunidade no varejo. Todos pensando juntos, liderando com empatia e perspectiva”, ressaltou Sharon.
Impacto positivo
Judith McKenna, Presidente e CEO Internacional da Walmart, participou da segunda parte do bate-papo e também citou a importância de um senso coletivo para o sucesso do varejo.
“Pela primeira vez na história da empresa, conseguimos conectar todos os países em que estamos presentes em uma mesma ligação. Depois, pensamos: por que ainda não havíamos feito isso. É preciso criar um senso de comunidade e pensar em como usamos isso para criar esperança e inspirar pessoas para seguirem em frente”, comentou.
Um dos principais diferenciais do atendimento do Walmart no Reino Unido, por exemplo, foi um botton para os entregadores das compras com a sugestão de disposição para conversar. Assim, os clientes puderam conversar com atendentes, ampliando o contato humano em tempos de distanciamento social.
“Manter uma comunicação frequente e garantir que as pessoas saibam que nos importamos foi muito importante do ponto de vista da liderança”, contou Judith.
Para finalizar, a CEO comentou sobre suas perspectivas para este ano. “As pessoas estão mudando a forma de comprar e por que compram. Estão pensando em seus pequenos grupos de novo, estão olhando para as suas casas, estão mais conscientes dos seus valores, estão em um consumo mais consciente, se o que compram é bom para elas ou para o meio ambiente. Estou esperançosa de que 2021 será de mais sucesso porque aprendemos muito no ano anterior”, defendeu.
NRF 2021
O primeiro capítulo da NRF 2021, totalmente online, aconteceu nos dias 12, 13, 14, 19, 21 e 22 de janeiro. O Sindilojas Porto Alegre acompanhou as principais sessões e publicou resumos diários no site e nas redes sociais. Além disso, um e-book com as principais dicas e inspirações será publicado nas próximas semanas.