Vídeos são a aposta de lojistas para aumentar as vendas
Com vantagens em relação aos anúncios estáticos, os vídeos de Instagram e TikTok podem ser aliados para atrair a atenção dos clientes.
No vasto mundo das redes sociais, captar a atenção para a sua marca, loja ou promoção é como tentar pescar de caniço no oceano. Como fisgar o consumidor? A resposta é que a isca pode estar literalmente na palma da sua mão. Com um smartphone e aprendendo a usar as funcionalidades de captura e edição de vídeo do aparelho, é possível tirar mais proveito de plataformas como o TikTok e o Instagram para impulsionar vendas. Pesquisa da VidMob apontou que anúncios com vídeos promovem um aumento de 30% em conversão de vendas quando comparados a anúncios estáticos. O percentual é expressivo e, por isso, não se pode ignorar a força da ferramenta.
A analogia com a pescaria de caniço no oceano é do produtor e editor de vídeos e podcasts da Globo, Bruno Mesquita, que garante: o mundo hoje é digital, e o vídeo fala com todos os públicos. Segundo ele, as redes sociais são o ambiente em que os brasileiros permanecem mais tempo na internet, e a divulgação de vídeos nessas plataformas é o que vai “fisgar” o consumidor. “O uso do vídeo como ferramenta de vendas é isso, é saber trabalhar melhor com seu cliente nas mídias sociais e trazer ele até você, fazer um funil direcionado para você”, afirma.
Inspirar, educar e divertir
Raphael Cajueiro, coordenador de Marketing de um shopping center no Rio de Janeiro, com experiência na realização de audiovisuais para empresas de diferentes segmentos, também acredita na força dos vídeos e dá algumas dicas para obter engajamento: “o Reels do Instagram e o TikTok têm três funções, que são inspirar, educar e divertir. Isso acaba sendo uma fórmula de sucesso”, garante. Esse pode ser um ponto de partida para planejar o conteúdo do vídeo, acredita Cajueiro, que sugere ao lojista que tente identificar a funcionalidade do seu produto e use isso para “divertir sua audiência”, criando situações ou cenas inusitadas.
Não se trata apenas de mostrar o produto, mas sim de “colocá-lo em um contexto de uso, de mostrar sua essência”. Para comunicar uma promoção de tênis, por exemplo, Cajueiro sugere evitar postar apenas uma foto do tênis com o texto ‘50% de desconto’. “Eu posso criar um vídeo com uma pessoa correndo usando o tênis e com o texto ‘correndo atrás de desconto? Última oportunidade com 50%!’”. Segundo ele, são estratégias assim que podem funcionar como gatilho para conectar o consumidor. Outro exemplo simples é uma loja que vende louças e cerâmicas postar um vídeo em que ensina a arrumar uma bela mesa de jantar, em que determinados produtos aparecem em destaque. “Não é um conteúdo de venda só pela venda, é um conteúdo que tem um diferencial, que agrega valor para a vida do cliente”, diz.
Bruno Mesquita ressalta que os vídeos podem contar histórias, mesmo em poucos segundos e sem muitos recursos financeiros. O vídeo curto das redes sociais permite criar instantes, que, segundo ele, envolvem o consumidor, formam uma memória afetiva e ajudam a estabelecer uma relação. Para incrementar as vendas, Mesquita alerta, porém, que é importante o conteúdo levar o cliente a sair da rede social e direcioná-lo para a venda, para o link onde ele vai clicar para comprar.
Aprender é preciso
Para captar a atenção do consumidor a criatividade deve aflorar. Mas não se deve sair do zero fazendo vídeos e postando nas redes sem antes fazer um planejamento, aprender as funcionalidades das ferramentas disponíveis, ver o que está sendo feito por outras marcas e testar. Embora as funcionalidades mais básicas estejam disponíveis no smartphone e sejam fáceis de usar, o lojista que não pode contratar um profissional para essa tarefa deve dedicar um tempo para se preparar. Bruno Mesquita recomenda: “invista em você, aprenda a usar, estude como se fosse fazer uma prova.” Fontes de informação e meios para se capacitar não faltam.
Aline Salles, proprietária da La Vie Boutique (@lavie.boutique.poa – associada ao Sindilojas POA), está começando sua jornada com vídeos nas redes sociais e para isso assistiu palestras e pesquisou antes. Ela já tem uma certeza: “O Instagram é uma ferramenta muito forte para as vendas, através dela eu atraio as clientes para o meu site. Como nosso interesse em uma rede social é ser visto, os vídeos são ótima porta de entrada e atração.” Presente também no TikTok, a empresária diz que os posts mais vistos são os do Instagram, mas defende a importância de usar várias plataformas, para que o negócio não fique dependente apenas de uma.
Consistência e presença
Para encorajar os lojistas a desbravarem o mundo dos Reels e do TikTok, Cajueiro diz que a internet permite testar, observar o que gera engajamento, pensar novas estratégias. “Não precisa fazer o vídeo perfeito, lindão, de cinema. O cliente gosta de sentir o autoral, ele não se incomoda em ver um erro. O erro pode ser uma oportunidade, porque mostra que é verdade, que tem gente por trás”, afirma.
Outro aspecto importante apontado pelos especialistas é a consistência, a necessidade de se fazer presente. A recomendação é postar vídeos diariamente, então o planejamento se torna fundamental. Se o lojista não tem condições de fazer um vídeo para cada dia da semana, pode, por exemplo, no Instagram, intercalar Reels e Stories. O Story é mais instantâneo, mais fácil de fazer e ajuda a marcar a presença. Vale também uma parceira com influenciadores digitais, que podem fazer vídeos com os produtos e postar tanto na sua própria rede quanto no perfil da loja. Nem sempre é preciso pagar, pode ser uma permuta, e o produto vai pegar carona na reputação do influenciador que tem milhares de seguidores.
Como fazer
- pesquise no YouTube, em sites, busque textos e tutoriais com instruções e dicas
- estude, aprenda a usar as ferramentas
- acompanhe as tendências dos criadores de conteúdo e veja o que outras marcas e lojas estão fazendo. No perfil @creators, do próprio Instagram, há uma variedade de conteúdos de criadores do mundo inteiro. É um ótimo meio de conhecer os melhores exemplos
- converse com outros lojistas, com parceiros, troque experiências e aprendizados
- aproveite as orientações e sugestões disponíveis nas próprias ferramentas. O Instagram, por exemplo, tem tutoriais de como fazer e tirar o melhor proveito dos Reels.
- planeje, crie roteiros, faça testes, prepare o ambiente
- conte histórias, contextualize o produto ou o negócio
- crie, inove
Tema foi destaque na 9ª Feira Brasileira do Varejo
Os Reels e o TikTok ganharam espaço nos debates da 9ª Feira Brasileira do Varejo que discutiram o marketing digital no setor. Elifas de Vargas, criador de conteúdo e sócio-fundador da Kreativ – Marketing, Design e Multimidia Digital, falou sobre Reels, Short e Tik Tok: a importância dos vídeos no marketing digital para o varejo. O speaker internacional Dudu Carvalho fez a palestra Transformando likes em vendas: o segredo está longe do feed. Veja nas notícias de cobertura do evento (clique em cada link para acessar) o que eles disseram. Vale conferir!
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