6 dicas para aumentar as vendas no dia do consumidor

O cliente é a chave para o sucesso de uma empresa, é quem permite a sobrevivência dos negócios. Por isso, nada mais justo do que uma data dedicada a ele, como o Dia Mundial do Consumidor, comemorado em 15 de março. Pensando em estreitar a relação do cliente com a empresa o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae ES) preparou algumas dicas para apoiar os empresários e agradar os homenageados nesta data.

Apesar de pouco divulgado, o Dia Mundial do Consumidor é uma data que pode render um bom faturamento. Em geral, datas especiais são responsáveis por mais de 30% do faturamento da empresa, por isso é importante trabalhá-las e chamar atenção dos clientes.

O diretor de atendimento do Sebrae ES, Ruy Dias, ressalta que o planejamento é fundamental para alavancar as vendas em diversas ações. “É importante se planejar previamente, principalmente em datas comemorativas, que são fixas e sempre rendem um interesse de compra por parte do cliente”, afirma o diretor.

Confira algumas dicas:

1. Ofereça promoções: Palavra mágica que atrai os consumidores. Pode ser um frete mais barato ou desconto em produtos ou serviços específicos. O importante é mostrar ao cliente que ele está sendo beneficiado neste dia especial;

2. Escute seu cliente: No Dia do Consumidor abra ainda mais o canal de comunicação entre a empresa e o cliente. Escute o que ele deseja, suas reclamações, sugestões e elogios. E após, trace um plano de ação para pôr em prática as melhorias sugeridas por ele. Saber as necessidades e expectativas de seus clientes, pode ser um fator que facilita a comercialização de algum(ns) determinado(s) produto(s);

3. Treinamento de equipe: Se você tem um pequeno negócio, não será tão difícil deixar sua equipe bem preparada para atender. Conhecer o produto ou serviço oferecido e saber lidar com clientes são atitudes fundamentais. Lembre-se que, mesmo quando um cliente vai até seu estabelecimento somente para olhar alguma promoção, o bom atendimento pode fazer a diferença para uma compra efetiva acontecer no momento ou futuramente e ainda indicar a empresa para outros clientes;

4. Fique de olho na concorrência: Seja no concorrente similar ou maior que você, que fornece um serviço ou produto igual ou semelhante ao da sua empresa, fique atento para saber como está o mercado e quais as necessidades e desejos do cliente você tem mais chances de atender. Mas lembre-se sempre de ser fiel aos seus valores e aos do seu negócio;

5. Faça propagandas e textos de orientação referentes ao dia na internet: Promova postagens na página ou perfil da empresa nas redes sociais como o Facebook e, se possível, realize pequenos investimentos, como anúncios pagos. Os consumidores estão cada vez mais conscientes de seus direitos e cobram por isso. Desejam ser respeitados e exigem que a lei seja cumprida. Ajudar na conscientização desses direitos mostra que a empresa é preocupada com esse aspecto;

6. Não tenha medo de inovar sempre que possível: Mesmo que sua empresa trabalhe com um produto ou serviço de sucesso, sempre existe a possibilidade de inovar e atender outras expectativas, desejos e números. E quando se trata de datas comemorativas, inovar pode ser um diferencial para se destacar.

Fonte: Revista Pegn