A importância de investir no visual do ponto de venda como diferencial competitivo

Assunto foi tema de palestra realizada hoje pelo Sindilojas Porto Alegre

A influência que o ponto de venda (PDV) exerce no processo de decisão do consumidor e o diferencial competitivo que ações de gestão visual aplicadas no dia a dia promovem na relação com o consumidor foram os assuntos abordados no primeiro Café com Lojistas de 2014, ocorrido na manhã desta quarta-feira, 12, no Sindilojas Porto Alegre. A palestrante do evento foi a arquiteta e diretora da Open Gestão Visual, Márcia Lopes, que falou sobre Gestão visual no varejo.

Para a arquiteta, a programação visual do PDV reflete o conceito da empresa, criando uma conexão emocional e influenciando na percepção da imagem da marca. A experiência na hora da compra é fundamental para o consumidor, poder tocar e sentir, é um momento que promove um impacto positivo, causando uma boa impressão no ato e na fidelização do cliente. “O consumidor busca experiências agradáveis na hora da compra, e não utiliza apenas seu lado racional, mas todos os sentidos e a boa gestão visual da loja é decisiva para superar suas expectativas. O varejista precisa estar atento a isto, ou seja, em buscar proporcionar aos cliente essa totalidade na experiência do ponto de venda, conseguindo, assim, um impacto positivo nos negócios. A atração que o consumidor tem com uma marca e a percepção em relação ao produto fazem toda a diferença no ato da compra, se tornando um importante diferencial”, diz Márcia.

A seleção adequada de produtos para a vitrine principal, a aplicação do material publicitário como banners e cartazes no ambiente interno da loja, a apresentação e distribuição dos produtos nas prateleiras e o uso correto da iluminação para destacar os produtos valorizam o ponto de venda, facilitando a visibilidade das mercadorias e influenciando na percepção da imagem da empresa pelo consumidor. Segundo Márcia Lopes, “quantas vezes os clientes deixam de comprar porque não encontraram a mercadoria que procuravam dentro da loja, seja por desorganização dos espaços ou má sinalização?”.

De acordo com a palestrante, o empresário precisa entender a importância de fazer a gestão visual a partir de uma visão mais técnica, trabalhando os produtos por setores aliados à árvore de decisão, que são as sugestões dadas aos consumidores em locais estratégicos. “Utilizar melhor os conceitos de visual de loja influencia no aumento de vendas e fidelização dos clientes”, conclui ela.

As fotos do evento estão disponíveis em https://www.facebook.com/SindilojasPOA.