Agenda 2020, o Rio Grande do futuro

Em 2005, quando um grupo de líderes do Rio Grande do Sul se questionou sobre o futuro que cada um desejava para o Estado, as respostas foram pouco esclarecedoras. Um ano depois, cerca de 850 pessoas – entre…

Em 2005, quando um grupo de líderes do Rio Grande do Sul se questionou sobre o futuro que cada um desejava para o Estado, as respostas foram pouco esclarecedoras. Um ano depois, cerca de 850 pessoas – entre trabalhadores, professores, empresários, sindicalistas, membros do poder público e profissionais liberais – se reuniram para promover uma grande reflexão sobre a seguinte pergunta: Qual o Rio Grande que queremos? Nascia, assim, a Agenda 2020 (www.agenda2020.org.br).

Diretor executivo do movimento desde 2006, Ronald Krummenauer é o homem por trás dos planos e projetos que buscam transformar o Rio Grande no melhor Estado do País para se viver e trabalhar até 2020. No entanto, para o também diretor executivo da ONG Polo RS – Agência de Desenvolvimento, o centro de toda a mobilização em torno da Agenda 2020 são os voluntários, profissionais de todos os setores da sociedade, também chamados de “artesãos do futuro”.

Mais do que o foco na economia, a Agenda 2020 trabalha aspectos de relevância para a sociedade, como questões culturais, sociais, além das que envolvem o sistema político, legislativo e judiciário, entre outras. Desde o início do trabalho, mais de 400 instituições e 6 mil voluntários contribuíram com a trajetória do movimento, que conta atualmente com o apoio de 120 entidades e 300 voluntários, os quais dedicam parte de seu tempo para as reuniões de fóruns temáticos do movimento.
Com passagens importantes por entidades como o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS) e pelo Grupo Isdra, Ronald Krummenauer é um administrador que não luta apenas pelo ideal que defende, mas acredita que é através da união que se derrubam obstáculos e se conquistam objetivos. Nesta entrevista, ele fala sobre as principais ações da Agenda 2020 e os próximos passos do movimento.

Conexão Varejo – Quais os avanços já realizados em nome da Agenda 2020?
Krummenauer – A Agenda articula para que projetos e ações aconteçam com mais rapidez e menos burocracia. Assim, projetos de Educação, como a Integração da Oferta e Demanda da Educação Profissional, são debatidos e estudados, bem como o projeto de Universalização da Educação Básica de Qualidade. A Agenda 2020 também trabalha com a ampliação da pista do Aeroporto Salgado Filho, a modernização da Junta Comercial do RS e com o levantamento dos ativos sociais em nosso Estado. São dezenas de projetos com um grande objetivo: tornar o Rio Grande do Sul o melhor Estado para se viver e trabalhar até o ano de 2020.

Conexão Varejo – Qual a importância e o objetivo do Fórum de Gestão?
Krummenauer – As decisões estratégicas são levadas ao Fórum de Gestão, que é semelhante ao papel de um conselho de administração de uma empresa ou entidade. Por exemplo, foi em um Fórum de Gestão que foi tomada a decisão de incluir novos fóruns temáticos na Agenda 2020.

Conexão Varejo – Quantos fóruns já foram realizados até o momento e o que foi discutido durante os mesmos?
Krummenauer – Já foram realizados de nove a dez fóruns de gestão e temos como meta realizar dois encontros anuais, para aprovação de planos e decisões estratégicas. Os fóruns temáticos, que são os responsáveis por desenvolver os projetos, se reúnem quinzenalmente.

Conexão Varejo – Qual a importância do trabalho dos voluntários?
Krummenauer – São centenas de homens e mulheres que, desde o início desse trabalho, participam com seus talentos e suas competências. Os voluntários agregaram a esse movimento as características essenciais à existência da Agenda 2020, fornecendo energia e alma.

Conexão Varejo – Quais são as nove regiões funcionais do interior do Estado e de que forma elas contribuem com o movimento “”””””””O Rio Grande que Queremos””””””””?
Krummenauer – Para fins de planejamento, os Coredes – Conselhos Regionais do Desenvolvimento Econômico e Social – foram agregados em nove Regiões Funcionais, constituindo-se nas escalas de regionalização do Plano Plurianual 2008-2011. Por exemplo, a Região Funcional 1 é formada por cinco Coredes, um total de 70 municípios: Paranhana – Encosta da Serra, Vale do Rio dos Sinos, Vale do Caí, Centro-Sul e Metropolitano Delta do Jacuí. Os Coredes são grandes colaboradores da Agenda 2020 desde o início do movimento.

Conexão Varejo – Existe alguma ação destinada, em específico, ao comércio varejista?
Krummenauer – No fórum temático Desenvolvimento de Mercado, o projeto Inteligência Comercial Competitiva implica indiretamente no setor varejista, na área de turismo e outros setores, pois sugere mudanças e inclusões na Nomenclatura Brasileira de Serviços. Também neste mesmo fórum é tratada a questão fundamental do empreendedorismo, das cadeias produtivas, a capacitação empresarial e redes de cooperação.

Conexão Varejo – De que forma entidades como o Sindilojas podem contribuir com a Agenda 2020?
Krummenauer – Através da divulgação entre associados, o Sindilojas já contribui enormemente para a Agenda 2020 conquistar uma adesão crescente da sociedade, aumentar o número de voluntários e interiorizar o movimento.

Conexão Varejo – Quais as expectativas e projetos para 2009 e 2010?
Krummenauer – O grande objetivo é propagar cada vez mais o movimento. É ter a sociedade gaúcha como protagonista do seu próprio futuro. A união por meio dos objetivos comuns da chamada sociedade civil organizada e poder público é que pode fazer a diferença para o futuro do Estado. As grandes viradas que aconteceram no mundo tiveram esses atores como protagonistas.

Matéria publicada narevista Conexão Varejo em Junho de 2009.

Veja também

    Decretos e regrasNoticias

    Créditos do BNDES: empresário, você tem acesso a este recurso

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Sondagem do Sindilojas POA prevê Dia dos Namorados tímido para o comércio na ca...

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades das obras no Centro até o dia 14/06

    Veja mais
    Noticias

    Associados do Sindilojas Porto Alegre tem opção de consultoria contábil gratuita

    Veja mais