Agenda 2020, o Rio Grande do futuro

Em 2005, quando um grupo de líderes do Rio Grande do Sul se questionou sobre o futuro que cada um desejava para o Estado, as respostas foram pouco esclarecedoras. Um ano depois, cerca de 850 pessoas – entre…

Em 2005, quando um grupo de líderes do Rio Grande do Sul se questionou sobre o futuro que cada um desejava para o Estado, as respostas foram pouco esclarecedoras. Um ano depois, cerca de 850 pessoas – entre trabalhadores, professores, empresários, sindicalistas, membros do poder público e profissionais liberais – se reuniram para promover uma grande reflexão sobre a seguinte pergunta: Qual o Rio Grande que queremos? Nascia, assim, a Agenda 2020 (www.agenda2020.org.br).

Diretor executivo do movimento desde 2006, Ronald Krummenauer é o homem por trás dos planos e projetos que buscam transformar o Rio Grande no melhor Estado do País para se viver e trabalhar até 2020. No entanto, para o também diretor executivo da ONG Polo RS – Agência de Desenvolvimento, o centro de toda a mobilização em torno da Agenda 2020 são os voluntários, profissionais de todos os setores da sociedade, também chamados de “artesãos do futuro”.

Mais do que o foco na economia, a Agenda 2020 trabalha aspectos de relevância para a sociedade, como questões culturais, sociais, além das que envolvem o sistema político, legislativo e judiciário, entre outras. Desde o início do trabalho, mais de 400 instituições e 6 mil voluntários contribuíram com a trajetória do movimento, que conta atualmente com o apoio de 120 entidades e 300 voluntários, os quais dedicam parte de seu tempo para as reuniões de fóruns temáticos do movimento.
Com passagens importantes por entidades como o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS) e pelo Grupo Isdra, Ronald Krummenauer é um administrador que não luta apenas pelo ideal que defende, mas acredita que é através da união que se derrubam obstáculos e se conquistam objetivos. Nesta entrevista, ele fala sobre as principais ações da Agenda 2020 e os próximos passos do movimento.

Conexão Varejo – Quais os avanços já realizados em nome da Agenda 2020?
Krummenauer – A Agenda articula para que projetos e ações aconteçam com mais rapidez e menos burocracia. Assim, projetos de Educação, como a Integração da Oferta e Demanda da Educação Profissional, são debatidos e estudados, bem como o projeto de Universalização da Educação Básica de Qualidade. A Agenda 2020 também trabalha com a ampliação da pista do Aeroporto Salgado Filho, a modernização da Junta Comercial do RS e com o levantamento dos ativos sociais em nosso Estado. São dezenas de projetos com um grande objetivo: tornar o Rio Grande do Sul o melhor Estado para se viver e trabalhar até o ano de 2020.

Conexão Varejo – Qual a importância e o objetivo do Fórum de Gestão?
Krummenauer – As decisões estratégicas são levadas ao Fórum de Gestão, que é semelhante ao papel de um conselho de administração de uma empresa ou entidade. Por exemplo, foi em um Fórum de Gestão que foi tomada a decisão de incluir novos fóruns temáticos na Agenda 2020.

Conexão Varejo – Quantos fóruns já foram realizados até o momento e o que foi discutido durante os mesmos?
Krummenauer – Já foram realizados de nove a dez fóruns de gestão e temos como meta realizar dois encontros anuais, para aprovação de planos e decisões estratégicas. Os fóruns temáticos, que são os responsáveis por desenvolver os projetos, se reúnem quinzenalmente.

Conexão Varejo – Qual a importância do trabalho dos voluntários?
Krummenauer – São centenas de homens e mulheres que, desde o início desse trabalho, participam com seus talentos e suas competências. Os voluntários agregaram a esse movimento as características essenciais à existência da Agenda 2020, fornecendo energia e alma.

Conexão Varejo – Quais são as nove regiões funcionais do interior do Estado e de que forma elas contribuem com o movimento “”””””””O Rio Grande que Queremos””””””””?
Krummenauer – Para fins de planejamento, os Coredes – Conselhos Regionais do Desenvolvimento Econômico e Social – foram agregados em nove Regiões Funcionais, constituindo-se nas escalas de regionalização do Plano Plurianual 2008-2011. Por exemplo, a Região Funcional 1 é formada por cinco Coredes, um total de 70 municípios: Paranhana – Encosta da Serra, Vale do Rio dos Sinos, Vale do Caí, Centro-Sul e Metropolitano Delta do Jacuí. Os Coredes são grandes colaboradores da Agenda 2020 desde o início do movimento.

Conexão Varejo – Existe alguma ação destinada, em específico, ao comércio varejista?
Krummenauer – No fórum temático Desenvolvimento de Mercado, o projeto Inteligência Comercial Competitiva implica indiretamente no setor varejista, na área de turismo e outros setores, pois sugere mudanças e inclusões na Nomenclatura Brasileira de Serviços. Também neste mesmo fórum é tratada a questão fundamental do empreendedorismo, das cadeias produtivas, a capacitação empresarial e redes de cooperação.

Conexão Varejo – De que forma entidades como o Sindilojas podem contribuir com a Agenda 2020?
Krummenauer – Através da divulgação entre associados, o Sindilojas já contribui enormemente para a Agenda 2020 conquistar uma adesão crescente da sociedade, aumentar o número de voluntários e interiorizar o movimento.

Conexão Varejo – Quais as expectativas e projetos para 2009 e 2010?
Krummenauer – O grande objetivo é propagar cada vez mais o movimento. É ter a sociedade gaúcha como protagonista do seu próprio futuro. A união por meio dos objetivos comuns da chamada sociedade civil organizada e poder público é que pode fazer a diferença para o futuro do Estado. As grandes viradas que aconteceram no mundo tiveram esses atores como protagonistas.

Matéria publicada narevista Conexão Varejo em Junho de 2009.

Veja também

    Noticias

    Programação de atividades para a obra do quadrilátero central: 24/02 A 01/03

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Em busca do melhor ponto comercial

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Lajeado recebe a FBV Talks para debater o futuro do presente no varejo

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Café com Lojistas apresenta o significado do varejo e dicas do que está em alta ...

    Veja mais