ARTIGO | A arte de empreender

Estamos passando por um momento de alto desemprego no Brasil, com cerca de 13,2 milhões de pessoas desocupadas, o equivalente a 12,7% da população, de acordo com IBGE. Este fenômeno, em contrapartida, tem feito surgir novos empreendedores. Nos últimos oito anos, segundo dado do Serasa Experian, estamos vivendo o maior volume de abertura de novas empresas, mas a pergunta que fica é se esses novos empreendedores estão preparados. E o que se vê é que muitas vezes falta domínio dos processos, conhecimento do produto e até de saber quem é o público-alvo da operação. Saber quem é seu cliente, definir bem seu público-alvo e saber suas necessidades são alguns dos grandes desafios do varejo. Não se pode atender todo mercado, portanto, definir para quem se quer vender é fundamental.

Ter domínio sobre o seu produto, conhecendo a matéria-prima empregada, os processos de fabricação e as funcionalidades é básico, mas é preciso mais, pois hoje os clientes não procuram somente bens, mas suprir necessidades e desejos. Desenvolver habilidades gerenciais e ter o lado humano apurado ajuda a gerar um ambiente de confiança entre a marca e o cliente. Fazer além do óbvio, se capacitar e conhecer bem a área em que se deseja trabalhar são grandes armas de empreendedor do século XXI, uma vez que surgem novos produtos e tecnologias diariamente. E, além disso, é necessário estar atento a novas ferramentas e estratégias neste momento de grandes transformações.

Cristiane Winter
Designer de moda e proprietária da marca Cris Winter

Gostou deste conteúdo? Faz parte da revista Conexão Varejo, publicação mensal do Sindilojas Porto Alegre. Na versão digital você pode conferir gratuitamente a edição completa. Clique aqui e aproveite. Boa leitura!