ARTIGO | Novas experiências e parcerias

Iniciativas que promovem a união entre os empresários trazem enormes benefícios para os negócios.

Apesar dos desafios, o ano de 2017 foi de muitas oportunidades para conviver com outros empresários do comércio para aqueles que buscaram se capacitar. Nesse sentido, parcerias como a do Sindilojas Porto Alegre e a do Sebrae são muito saudáveis para os negócios, pois ajudam o lojista a se inserir em grupos de trabalho, com colegas do comércio dispostos a dividir e consultores  abertos a compartilhar sua vasta experiência. Pessoal e profissionalmente, foi um ano enriquecedor também pelos benefícios oferecidos pelo Sindilojas Porto Alegre, que facilitam a vida do empresário. Participei da Missão Empresarial ao Minas Trend, de vários Cafés com Lojistas, Café com Empreendedores e de um projeto no Sebrae, vivendo experiências que me permitiram conhecer empresários de diversos ramos do comércio, bem como prestadores de serviços, proporcionando uma grande troca de experiências e de ideias. Até mesmo compartilhar as dificuldades, por meio da troca de sugestões para encontrar uma solução, ajudou a superá-las.

Conviver em ambientes que estimulam a inovação permite um aprendizado muito grande e mostra que não estamos sozinhos nesta jornada. Prova que todos temos “dores” no dia a dia, mas que precisamos ser criativos para lidar com essas dificuldades. Aprendi que devemos enxergar uns aos outros como parceiros, e não como concorrentes, pois unidos somos mais fortes e podemos ir muito mais longe. Que 2018 seja outro ano de muitos encontros e trocas de experiências para todos!

Por Tatiana Bianchi, lojista e proprietária da E-kids

Gostou do artigo? O material faz parte da revista Conexão Varejo de março. Nesta edição você também encontra uma entrevista com a youtuber Nathalia Arcuri, destaques da NRF 2018 e muito mais. Clique aqui e confira a edição online.