Café com Lojistas aborda erros comuns no marketing para o varejo

Palestrante ressaltou que marcas fortes impulsionam negócios

Na edição de hoje do Café com Lojistas, a palestrante Danielle Lazarotto, sócia da agência Cordão, discutiu os principais erros que marcas cometem no marketing voltado para o varejo. Com base em pesquisas, Danielle destacou que apenas 3% das propagandas são percebidas como relevantes pelo público, chamando a atenção para a importância de repensar as estratégias de comunicação no setor.

Durante a palestra, Danielle apresentou quatro erros críticos que impactam negativamente as ações de marketing:

1. Medo do básico – As empresas muitas vezes ignoram o essencial, buscando incessantemente por novidades. O básico, no entanto, pode ser tão eficiente quanto as novas tendências.
  2. Medo do diferente – Marcas que não se arriscam permanecem na zona de conforto. Um exemplo citado foi o “Stories da Isa”, ilustrando a importância de inovar para se diferenciar no mercado.
  3. Medo do longo prazo – Investir em branding é fundamental para construir uma marca forte e ser lembrado no momento da compra. Segundo Danielle, uma marca consolidada agrega valor ao produto e otimiza o investimento em marketing.
  4. Medo de envolver todos – Um erro comum é tratar a marca como responsabilidade exclusiva do departamento de marketing. Danielle destacou que a marca deve ser entendida e vivenciada por toda a empresa, pois os consumidores experimentam as marcas de maneira integrada.

Por fim, Danielle Lazarotto enfatizou que marcas fortes impulsionam negócios e são fundamentais para gerar resultados sustentáveis. Ela reforçou a necessidade de um marketing mais integrado e estratégico, com foco em inovação e consistência.

O evento reuniu lojistas de Porto Alegre interessados em aprimorar suas estratégias de marketing e vendas, reforçando o compromisso do Sindilojas Porto Alegre em promover capacitação e inovação no setor.

O próximo Café com Lojistas acontece em 19/11 e falaremos sobre Inteligência Artificial

Por Rodrigo Bussolin