Centro terá segurança reforçada no final do ano

O Centro da Capital estará mais seguro neste final de ano. Uma parceria entre a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Porto Alegre e o Sindilojas da Capital resultou na entrega de oito câmeras de vigilância para a Brigada Militar (BM).

As câmeras reforçaram a vigilância eletrônica no Centro da cidade em uma época em que o movimento cresce bastante. “”Um dos anseios dos lojistas é ter segurança. Principalmente no Centro. O comércio de rua tem uma desvantagem na segurança em relação aos lojistas dos shoppings, está mais exposto. Queremos dar segurança para as lojas de rua e para os clientes poderem ir realizar suas compras com tranqüilidade””, afirma o presidente do Sindilojas Ronaldo Sielichow.

O investimento pelas entidades que representam os comerciantes na compra dos equipamentos foi de R$ 40 mil. Entre os pontos que receberão as câmeras estão as ruas dos Andradas, Doutor Flores e Vigário José Inácio, consideradas as principais vias do Centro. As câmeras, giratórias, têm alcance de até 200 metros e as imagens ficam gravadas por 30 dias no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública – CIOSP, que atua em conjunto com o 190.

“”Esses equipamentos representam um acréscimo na qualidade do serviço de monitoramento. Estamos, aos poucos, trocando um sistema analógico por um digital, de maior qualidade. Essa região da cidade, nessa época do ano, concentra um grande número de pessoas que vão realizar compras, levando dinheiro, portanto, o que faz com que haja mais delitos””, destaca o coronel da BM, Altemir Folgiarini Ferreira, comandante do Comando de Policiamento da Capital (CPC).

Cerca de dois mil pontos de comércio (incluindo bares e restaurantes) se localizam no Centro. A partir do dia 10 deste mês a Brigada intensificará as ações nessa região da cidade com o início da Operação Papai Noel, que seguirá até o dia 2 de janeiro.