Comércio mais próximo dos consumidores

Empresários conhecem na NRF 2016 exemplos de marcas famosas que cresceram interagindo com clientes

Uma espécie de resgate das relações humanas é o que resume algumas das tendências para os negócios de varejo e serviços em 2016. Essa é a percepção da empresária Sílvia Lemos, de Porto Alegre, uma das participantes da missão empresarial gaúcha à maior convenção mundial do setor, que ocorre em Nova Iorque, até o dia 22 de janeiro. Franqueada da marca Contém 1g, ela comenta que nesta edição do evento não está tendo a sensação, como no ano passado, de que os investimentos tecnológicos são prioridade para ajudar a vender mais ou crescer o volume de negócios com fornecedores e parceiros.

“Estou encontrando muitas palestras e apresentações, além de conversas com outros empresários, sobre questões comportamentais de clientes, posturas diferenciadas para consumir, contato interpessoal mais aprimorado e conhecimento sobre quem são os consumidores, suas histórias, seus desejos”, relata. A presença de Sílvia na NRF 2016 é coordenada e orientada pelo SEBRAE/RS em parceria com Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL/RS) e o Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre (Sindilojas Porto Alegre).

Para ela, faz sentido o ensinamento de que é preciso realizar os desejos empreendedores (as vontades como empresários), lançando ideias, experimentando-as e melhorando-as a partir da interação com os clientes. “Um palestrante repetiu várias vezes a frase: ‘lançar, experimentar e melhorar’ e ele tem razão. No meu caso, que vendo produtos de estética, preciso agregar o serviço de ensinar as consumidoras questões de auto-maquiagem. Mas isso pode ser bom não só para vender mais, mas ajudar de verdade a pessoa que vai usar o produto”, explica.

O grupo de empresários gaúchos chegou a Nova Iorque no dia 16 e retorna para o Rio Grande do Sul no dia 22 de janeiro. Há varejistas, incluindo prestadores de serviços, como arquitetos, e a maioria busca de informações e vivências sobre diversos temas como, merchandising, design de lojas, marketing, comércio eletrônico, atendimento, gestão financeira, recursos humanos, tecnologia da informação e outros. Na agenda da semana, o SEBRAE/RS fará visitas técnicas guiadas a alguns dos principais mercados e a lojas de grandes marcas e redes norte-americanas e até europeias instaladas na cidade.

Fonte: Sebrae-RS.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Levantamento do Sindilojas Poa revela crescimento do comércio de vizinhança no R...

    Veja mais
    Noticias

    Edição especial do Menu Poa apresenta pautas do comércio para o futuro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Último dia para confirmar presença no MENUPOA especial sobre Eleições Municipais

    Veja mais