Comércio registra em agosto maior crescimento de 2009

O comércio brasileiro registrou alta de 6,3% em agosto de 2009, frente igual mês de 2008, a maior taxa de crescimento do ano, confirmando a trajetória de reativação da atividade do setor varejista, afirmou…

O comércio brasileiro registrou alta de 6,3% em agosto de 2009, frente igual mês de 2008, a maior taxa de crescimento do ano, confirmando a trajetória de reativação da atividade do setor varejista, afirmou nesta quinta-feira (3) o instituto de pesquisa Serasa Experian. De acordo com pesquisa da entidade, o segmento de Móveis, Eletroeletrônicos e Informática, impactados favoravelmente pela retomada do crédito ao consumidor e pelas isenções tributárias, avançou 13,7% em agosto de 2009 em relação a igual mês de 2008, sendo o principal destaque nesta base de comparação.

O setor de Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios, por sua vez, foi beneficiado pelas temperaturasmais baixas do inverno deste ano e pela maior preferência dos consumidores por estes itens na aquisição dos presentes para o Dia dos Pais de 2009. Em relação à mesma data comemorativa de 2008, apontou elevação de 11,7%.

O destaque de queda, na comparação anual, continua sendo o segmento de Material de Construção (recuo de 15,4% em agosto/09 contra agosto/08), seguido pelo setor de Combustíveis e Lubrificantes (queda de 3,2% em agosto/09 na comparação anual).

Já livre das influências sazonais, o movimento varejista nacional cresceu 0,7% em agosto, mantendo o mesmo ritmo de expansão verificado no mês anterior (julho/09), de acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio. No acumulado de 2009, o índice registrou crescimento de 4,3%, liderado pelo setor de Móveis, Eletroeletrônicos e Informática, com alta de 10,1%. Em seguida, destacam-se os setores de Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios (alta de 3,0%) e de Veículos, Motos e Peças, com elevação de 2,6%. Os únicos segmentos que apresentaram queda de atividade no acumulado anual foram o de Combustíveis e Lubrificantes (-1,7%) e o de Material de Construção (-13,8%).

Veja também

    NoticiasEconomia/Finanças

    Otimismo com Cautela

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Vice-Presidente de Entidade, Carlos Klein, prestigia formatura do Moda Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Natal da Azenha conta com patrocínio máster do Sindilojas Porto Alegre

    Veja mais
    AssessoriaNoticias

    Programa de qualificação profissional é lançado pela Prefeitura da Capital

    Veja mais