Comércio registra em agosto maior crescimento de 2009

O comércio brasileiro registrou alta de 6,3% em agosto de 2009, frente igual mês de 2008, a maior taxa de crescimento do ano, confirmando a trajetória de reativação da atividade do setor varejista, afirmou nesta quinta-feira (3) o instituto de pesquisa Serasa Experian. De acordo com pesquisa da entidade, o segmento de Móveis, Eletroeletrônicos e Informática, impactados favoravelmente pela retomada do crédito ao consumidor e pelas isenções tributárias, avançou 13,7% em agosto de 2009 em relação a igual mês de 2008, sendo o principal destaque nesta base de comparação.

O setor de Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios, por sua vez, foi beneficiado pelas temperaturasmais baixas do inverno deste ano e pela maior preferência dos consumidores por estes itens na aquisição dos presentes para o Dia dos Pais de 2009. Em relação à mesma data comemorativa de 2008, apontou elevação de 11,7%.

O destaque de queda, na comparação anual, continua sendo o segmento de Material de Construção (recuo de 15,4% em agosto/09 contra agosto/08), seguido pelo setor de Combustíveis e Lubrificantes (queda de 3,2% em agosto/09 na comparação anual).

Já livre das influências sazonais, o movimento varejista nacional cresceu 0,7% em agosto, mantendo o mesmo ritmo de expansão verificado no mês anterior (julho/09), de acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio. No acumulado de 2009, o índice registrou crescimento de 4,3%, liderado pelo setor de Móveis, Eletroeletrônicos e Informática, com alta de 10,1%. Em seguida, destacam-se os setores de Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios (alta de 3,0%) e de Veículos, Motos e Peças, com elevação de 2,6%. Os únicos segmentos que apresentaram queda de atividade no acumulado anual foram o de Combustíveis e Lubrificantes (-1,7%) e o de Material de Construção (-13,8%).