Compras via omnichannel já são rotina para 79% dos brasileiros
Apenas um quinto dos brasileiros não utiliza mais de um canal para comprar; maioria recorre diretamente a sites e não a buscadores
O estudo “The Shopper Story 2017”, da Criteo, aponta que 79% dos brasileiros fazem compra via omnichannel, ou seja, utilizam uma variedade de dispositivos, canais e plataformas para realizar suas compras.
A trajetória mais comum ao omnishopper é ter o primeiro contato com o produto em uma loja física e depois realizar a compra pela internet. Em 64% dos casos, os consumidores ocasionalmente concluem esse caminho comprando na internet e em 29% das vezes isso é feito com frequência.
O caminho contrário também é bastante comum. Para 62% dos brasileiros, ocasionalmente, o caminho para a compra começa encontrando um produto na internet, o chamado webrooming, e é finalizada no varejo tradicional. Os consumidores que fazem isso com regularidade somam 20%.
Para o varejista, um cliente omnichannel é mais rentável. A pesquisa da Criteo aponta que esse tipo de cliente costuma gastar 7% a mais nas compras on-line e 44% a mais no varejo físico.
Sites ganham de buscadores
Mais de dois terços dos consumidores brasileiros que já sabem o que querem comprar iniciam a pesquisa pelo produto diretamente no site das empresas e não em mecanismos de busca.
Entre aqueles que sabem exatamente o item que querem comprar, o número de acessos diretos a sites é de 73%. Mesmo os que não procuram por um produto específico tendem a começar a jornada desta forma, com 51%, acessando primeiro o site do varejista.
Fonte: Portal No Varejo