Confiança do varejista cresce 23,8% em junho em relação a 2017

Com expectativas de aumento de vendas e influenciado por reformas econômicas, otimismo dos empresários avança

Diante das expectativas de aumento de vendas, a confiança dos empresários do comércio voltou a crescer em junho. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o avanço foi de 23,8%. Os dados são da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), e foram divulgados nesta terça-feira (20).

Com esse incremento, o indicador alcançou os 102 pontos. Semelhante a um termômetro, quando essa pontuação supera a marca de 100 significa confiança em alta. Números abaixo dessa linha podem sugerir pessimismo.

A avaliação dos empresários em relação à economia foi o principal combustível para esse aumento da confiança. Frente a junho do ano passado, houve um incremento de 160,1%. Os comerciantes também estão mais otimistas com o setor (+72,8%) e com a própria empresa (+45%).

“A queda nos preços do varejo e o processo de redução do custo do crédito aos consumidores têm influenciado a avaliação mais positiva das condições correntes”, avaliou  a economista da CNC Izis Ferreira.

Futuro do comércio

As expectativas para os próximos meses também colaboraram para o aumento da confiança. Nesse quesito avaliado, a melhora foi de 13,4%. Eles também apostam em um cenário cada vez melhor, no futuro, para a economia (+19,1%), para o setor (+12,7%) e para empresa (+9,5%).

Segundo a CNC, o cenário indica que há sinais de retomada das vendas no curto prazo. Para 2017, a entidade estima que o volume de vendas do comércio deve avançar 1,4% frente a 2016.

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) detecta as tendências do setor, do ponto de vista do empresário. A amostra é composta por aproximadamente 6.000 empresas situadas em todas as capitais do País.

 

Fonte: Portal Brasil

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais