Depois da crise, 73% dos empresários esperam um faturamento maior em 2010
Depois de um ano de turbulência e consequentes aumentos no endividamento e quedas nos investimentos, as empresas esperam um faturamento melhor no próximo ano. Executivos de todos os setores estão otimistas…
Depois de um ano de turbulência e consequentes aumentos no endividamento e quedas nos investimentos, as empresas esperam um faturamento melhor no próximo ano. Executivos de todos os setores estão otimistas para 2010 e 73% acreditam que os ganhos serão maiores.
Os dados são da Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial, realizada entre os dias 31 de agosto e 3 de setembro com 1011 empresas em todo o país de todos os setores e portes.
Para o próximo ano, 21% acreditam que o faturamento ficará nos mesmos patamares de 2009, ao passo que 6% esperam quedas.
Setores e porte
Entre os setores, a Indústria se mostra mais otimista, com 74% dos empresários esperando por bons resultados no próximo ano. Comércio vem em seguida com otimismo de 72% dos empresários, mesmo índice verificado em Serviços.
Analisando as empresas por porte, as médias são as que esperam alcançar resultados acima dos registrados neste ano, pois 77% delas estão confiantes.
Entre as de pequeno porte, 72% também têm essa expectativa e os empresários de grande porte dividem essa percepção, já que 71% aguardam um ano melhor.
Por região
Na análise regional, os empresários do Nordeste são os que esperam alcançar melhores resultados em 2010. Isso porque, 79% deles acreditam em um faturamento acima do registrado neste ano.
Na região Norte, o otimismo alcança 77% dos empresários, e na região Sul, 75% das empresas esperam um faturamento melhor que o de 2009. Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, os percentuais dos empresários que esperam que 2010 seja um ano melhor são de 72% e 63%, respectivamente.