Desemprego na Região Metropolitana da Capital foi de 7,0% em novembro

Segundo o levantamento, 144 mil pessoas estavam sem emprego no período

A taxa de desemprego na Região Metropolitana de Porto Alegre se manteve praticamente estável em novembro, segundo dados divulgados hoje pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Segundo o levantamento, a taxa caiu de 7,1% da População Economicamente Ativa (PEA), em outubro, para 7,0% em novembro. O contingente de desempregados em novembro foi estimado em 144 mil pessoas, 3 mil a menos do que no mês anterior.

Conforme a posição na ocupação, houve redução de 1,6% no emprego assalariado, com a diminuição de 22 mil postos de trabalho. A queda deveu-se ao comportamento do setor privado, que se reduziu em 2,1%, uma vez que o setor público registrou aumento de 1,3%, interrompendo trajetória negativa que vinha se verificando desde junho deste ano.

No âmbito do setor privado, o emprego com carteira assinada apresentou redução de 2,9%, com a perda de 29 mil postos de trabalho, e o sem carteira mostrou crescimento de 3,3%, aumentando em 5 mil indivíduos empregados. O emprego doméstico registrou variação negativa de 0,9%, com a diminuição de 1 mil postos de trabalho.

Em outubro de 2011, em relação a setembro do mesmo ano, o rendimento médio real registrou variação negativa para os ocupados (-0,8%) e relativa estabilidade para os assalariados (-0,3%). Em termos monetários, esses rendimentos passaram a corresponder a R$ 1.439 e a R$ 1.425, respectivamente.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Levantamento do Sindilojas Poa revela crescimento do comércio de vizinhança no R...

    Veja mais
    Noticias

    Edição especial do Menu Poa apresenta pautas do comércio para o futuro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Último dia para confirmar presença no MENUPOA especial sobre Eleições Municipais

    Veja mais