Diminui otimismo do brasileiro
O consumidor se mostrou menos confiante em junho de acordo com o Índice Nacional de Confiança (INC) elaborado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) em parceria com o Instituto Ipsos. No mês, o…
O consumidor se mostrou menos confiante em junho de acordo com o Índice Nacional de Confiança (INC) elaborado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) em parceria com o Instituto Ipsos. No mês, o indicador marcou 143 pontos, o que configurou queda de três pontos na comparação com o resultado obtido em maio. Mesmo assim, o índice de confiança se mantém em um patamar positivo, bem acima do que era registrado em junho do ano passado (123 pontos), quando a crise mundial ainda assustava o brasileiro, mas também em patamar superior ao auferido em junho de 2008 (139 pontos), ano considerado dos mais positivos da economia brasileira. O INC varia de zero a 200 pontos, sendo que os resultados acima de 100 pontos mostram otimismo, enquanto os inferiores desse parâmetro revelam pessimismo.