E-commerce cresce 27% no semestre; gasto médio do consumidor foi de R$ 323

As vendas pela internet totalizaram R$ 4,8 bilhões nos seis primeiros meses deste ano, representando uma alta de 27% na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo o relatório webshoppers, divulgado nesta terça-feira (18) pela e-bit.

A entidade também ressalta que uma das principais características do comércio eletrônico nos seis primeiros meses do ano foi o elevado ticket médio dos consumidores, que gastaram em média R$ 323 nas compras.

Eletrodomésticos
A razão pelo alto valor do ticket pode ser explicada pelo fato de que as pessoas buscaram comprar bens de maior valor agregado, como eletrodomésticos e produtos de informática.

O primeiro tipo de bem também foi favorecido com a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). De acordo com a e-bit, o benefício fez com que os eletrodomésticos tivessem descontos de até 20%, incentivando as pessoas a aproveitarem o momento para adquirir um produto. Com isso, essa categoria alcançou um espaço jamais antes alcançado no comércio eletrônico.

Para o segundo semestre, a entidade espera mais resultados positivos. A expectativa é de que as vendas pela internet somem R$ 5,8 bilhões entre julho e dezembro deste ano, sem considerar as vendas de passagens aéreas, automóveis e leilões virtuais.