Endividamento dos gaúchos aumenta em maio, revela Fecomércio-RS

A quantidade de gaúchos com contas a pagar subiu 17% em maio, atingindo 80% das famílias. A conclusão é da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência das famílias gaúchas (PEIF_RS), calculada pela CNC…

A quantidade de gaúchos com contas a pagar subiu 17% em maio, atingindo 80% das famílias. A conclusão é da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência das famílias gaúchas (PEIF_RS), calculada pela CNC (Confederação Nacional do Comércio) e divulgada nesta segunda-feira (23) pela Fecomércio-RS (Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do RS).

Apesar do aumento no índice, o resultado não chega a preocupar o setor empresarial. De acordo com Zildo De Marchi, presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, trata-se de um reflexo das compras para o Dia das Mães, celebrado em 08/05, aliado aos efeitos das políticas monetárias que vêm sendo praticadas pelo governo desde o ano passado. “O aumento dos juros, da taxa Selic e do IOF para operações de pessoas físicas demora um pouco para ser sentido, por isso até então não percebíamos mudança no endividamento”, afirma.

A quantidade de famílias com contas em atraso também cresceu. Segundo o levantamento, elas somaram 51% em maio, enquanto em abril estavam em 37%. Para De Marchi, o cenário já era esperado. “Assim como aumentaram os juros em operações de crédito, os empréstimos também ficaram mais caros, o que reduz a capacidade do consumidor em sanar suas dívidas.” Apesar do quadro, o índice de pessoas que afirmam não ter condições de pagar suas dívidas caiu de 7% em abril para 5% este mês.

A maioria dos consumidores ouvidos (39,7%) se considera mais ou menos endividada, enquanto 16,7% se dizem muito endividados. O maior responsável pelos débitos continua sendo o cartão de crédito (66,7%), seguido pelos carnês (45,4%) e pelo cheque especial (30,2%). “Assim como era previsto em pesquisas de intenção de consumo para o Dia das Mães, os bens duráveis, que geralmente são comprados a prazo, foram muito procurados na data”, lembra o presidente da Fecomércio-RS. Para ver a pesquisa completa acesse www.agencia.fecomercio-rs.org.br/pesquisa.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Levantamento do Sindilojas Poa revela crescimento do comércio de vizinhança no R...

    Veja mais
    Noticias

    Edição especial do Menu Poa apresenta pautas do comércio para o futuro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Último dia para confirmar presença no MENUPOA especial sobre Eleições Municipais

    Veja mais