Expansão do varejo atrai os investidores

Setor resistiu à crise; ações na bolsa subiram mais de 100% neste ano

A expansão do varejo brasileiro nos últimos anos, que resistiu à crise financeira mundial com alta de 5,9% em 2009, está aumentando o interesse de investidores pelo setor e impulsionando o crescimento das empresas. Num ano de poucos ganhos na bolsa, com Ibovespa acumulando queda de 3%, papéis de empresas do setor já tiveram mais de 100% de valorização neste ano. Além disso, as empresas de capital fechado estão ganhando cada vez mais fundos e bancos de investimento como sócios antes de abrir capital.

“O varejo é a bola da vez na bolsa”, decreta o analista da Socopa Corretora, Marcelo Varejão. “No começo do ano, o mercado estava muito ligado nas commodities, só se falava no aumento do minério. Mas logo os olhos se voltaram para as empresas de consumo interno. Além dos fundamentos da economia muito favoráveis a elas, algumas surpreenderam com resultados fantásticos no segundo trimestre.”

Entre os papéis que acompanha, Varejão cita o caso das Lojas Renner. A receita líquida total da Renner cresceu 17% no primeiro semestre deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado, chegando a R$ 1,2 bilhão. No segundo trimestre, período tradicionalmente frio no comércio, as vendas da rede aumentaram 13,6%. No ano, as ações da Renner já subiram 48,5%.

Outro papel que o analista passou a recomendar é o da Hering, que fabrica roupas e está em franca expansão de sua rede de lojas. Com a promessa de alcançar 325 pontos neste ano, a empresa surpreendeu com alta de 26,6% nas vendas em mesmas lojas no primeiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2009. Em 2010, as ações já valorizaram 122%.

“Os resultados da Hering têm sido bem acima da média do setor, o que tem atraído muito o mercado. Em 2009, as ações dela subiram mais de 280%”, diz Varejão. Outra companhia cujos papéis tiveram valorização bem acima da média neste ano é a Marisa. As ações acumulam alta de 108,55% em 2010, puxadas pelo aumento de 20% na receita líquida de R$ 713 milhões em vendas no semestre.

Para Alexandre Pierantoni, sócio da consultoria PriceWaterhouseCoopers, exemplos como esses não faltarão na bolsa daqui para frente, tendo em vista que o bom desempenho do setor tem estimulado a profissionalização e a consolidação. Segundo ele, operações menos vistosas estão transformando o setor para além de grandes associações como Casas Bahia/Pão de Açúcar e Insinuante/Ricardo Eletro (Máquina de Vendas).

“O varejo brasileiro ainda é muito pulverizado e, nesse segmento, escala é tudo”, diz Pierantoni. “Neste ano, devemos superar o número de fusões e aquisições de 2007”, acrescenta, referindo-se às 58 operações que contabilizou no ano que foi considerado o melhor do varejo até a crise de 2008. O abalo mundial deu um freio na consolidação, reduzindo os negócios a 38 em 2008 e 24 em 2009, mas voltou com força em 2010, turbinada por investidores.

“Nos últimos anos, muitos fundos de private equity têm buscado esse tipo de investimento, participando de processos de consolidação ou virando sócios de empresas com uma visão de rentabilidade a médio e longo prazo”, diz Pierantoni, descrevendo um processo que empurra naturalmente mais varejistas para a bolsa. “O IPO é geralmente o momento de saída desses fundos, de realização financeira do investimento.”

Para Pierantoni, o cenário de crescimento da economia nos próximos anos, manutenção da alta de emprego e renda e a retomada da expansão do crédito deixaram para trás a imagem de instabilidade do varejo, permitindo aos investidores projetar ganhos no longo prazo. E deve atrair cada vez mais capital estrangeiro. “O mercado de capitais quer tamanho, liquidez e previsibilidade. E o varejo está dando isso”, diz.

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