Expositores mostram diferenciais na Fenim

Demonstrando diferentes tendências estéticas e mercadológicas, expositores da Feira Nacional da Indústria da Moda 2009 (Fenim), em Gramado, vão além do preço baixo e qualidade para atrair compradores. Á…

Demonstrando diferentes tendências estéticas e mercadológicas, expositores da Feira Nacional da Indústria da Moda 2009 (Fenim), em Gramado, vão além do preço baixo e qualidade para atrair compradores. Á preocupação em apresentar produtos inovadores e que englobem ações de responsabilidade social tem sido uma das principais características nos estandes da feira.

Á Scala e a TriFil, clássicas marcas de lingeries e meias, participam da Fenin desde a primeira edição, em 1996.0 leque de produtos passou por uma grande expansão desde então e, hoje, conta com itens como blusas e vestidos. Ás marcas comemoram um significativo incremento nas vendas. No primeiro dia da feira, o crescimento nos negócios foi 35% maior do que na abertura em 2009. A venda dos novos itens também garantiu à Scala crescimento de 30% nos últimos dois anos. Nas próximas estações, as meias-calças devem ser o grande carro-chefe das duas empresas. Nos anos anteriores esses itens eram responsáveis por 5% do faturamento, porém, em 2010, a expectativa é que o número triplique. Nos desfiles na feira, as peças ganharam destaque. Conhecidas por utilizar materiais tecnológicos na produção das primeiras lingeries sem costura no País, a inovação nas peças é constante e funciona como estratégia de crescimento em ambas as empresas. Além da tradicional lycra, os modelos apresentados na Fenim usaram em sua confecção materiais como lurex e modal. O cuidado com a natureza está presente e é um modo para, além de contribuir com a preservação do planeta, chamar a atenção de lojistas e consumidores conscientes. Scala e TriFil destinam 10% da produção de cuecas e calcinhas a uma linha especial feita com algodão e fios de bambu. “”Apesar de não ser um grande número perto de todos os produtos da marca, isso já está fazendo a diferença””, conta a representante da TriFil Lourdes Veras. Nas lojas da empresa, a sacola plástica não é mais utilizada, sendo substituída por modelos de papel reciclado. Já nas tecelagens do Estado, o uso de novos materiais é menor, mas as diferenças no modo de produção e na escolha das coleções são planejadas de forma a economizar e vender ao máximo. Na Anselmi, que tem um dos estandes mais movimentados, o trabalho de tingimento dos tricôs reduz possíveis desperdícios sazonais. Enquanto a maioria das empresas compra os fios tingidos, na Anselmi as peças são tingidas após a confecção dos modelos, em tinturaria própria. A explicação para a estratégia é que roupas com cores pré-concebidas podem encalhar no estoque conforme a tendência da estação. Assim, com o trabalho definido pela demanda dos clientes, as peças ganham a cor da moda, evitando o prejuízo.
A empresa de Farroupilha começou dentro de um pequeno quarto na casa da empresária Maria de Lourdes Anselmi. Hoje, a marca é distribuída a toda a região Sul e começa a alçar espaço em São Paulo e Rio de Janeiro, planos que a empresária pretende concretizar em 2010. “”Vemos a necessidade de dar uma atenção especial a outros estados.”” Com matéria-prima vinda da Itália, da Turquia, de Santa Catarina e de São Paulo, o cuidado com a cadeia produtiva é uma das maiores preocupações. Segundo a proprietária, a logística da marca é planejada de forma que os 330 funcionários, consumidores e demais colaboradores sintam-se satisfeitos e parte do grupo, que busca o crescimento de 25%. No primeiro dia da Fenim, a marca vendeu 30% a mais do que na edição passada
A empresa promove o projeto “”Anselmi apadrinhando a escola””, voltado aos estudantes com o apoio da Secretaria Municipal da Educação de Farroupilha. As ações mostram uma tendência estabelecida por grandes grupos e que agora agregam valor aos produtos de empresas menores. “”Não estamos preocupados somente com a produção, mas também com a sociedade””, enfatiza.

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais