Fatores de Prosperidade para 2016

Prosperidade é uma palavra pouco usada, que parece antiga e até mesmo de outra época. Uma das poucas oportunidades que utilizamos esta palavra é entre o Natal e o ano novo para desejar aos amigos e conhecidos um ano mais promissor. 

Prosperidade é uma palavra pouco usada, que parece antiga e até mesmo de outra época. Uma das poucas oportunidades que utilizamos esta palavra é entre o Natal e o ano novo para desejar aos amigos e conhecidos um ano mais promissor. 

Deixando de lado um pouco a poesia da palavra, o fato é que observando o que as empresas fizeram para sobreviver a 2.015, muitos caminhos são conhecidos e envolvem quatro grandes frentes: 

1.Táticas promocionais: liquidações, promoções, descontos;
2. Reduções e cortes: despesas, pessoas, desaceleração ou interrupção da expansão;
3. Busca de otimização: de estoques, processos, produtividade;
3.Aperfeiçoamentos: da execução, da equipe via treinamentos, busca de simplicidade operacional.

Porém existem empresas e até mesmo setores que não apenas cresceram em 2015, como tiveram um ano muito positivo. O que fizeram estas empresas? 

Paulo Furquim, professor do Centro de Estratégia do Insper realizou um estudo que mapeou estas empresas onde concluiu:

São empresas com gestão eficiente, que entraram saneadas em 2015;
Ao invés de produtos, vendem soluções. Ou seja, possuem claro entendimento do problema ou necessidade que solucionam;
Investem em fidelização do relacionamento com clientes de forma continuada;
Possuem visão de crescimento constante, sem saltos, sustentado pelo longo prazo e
Identificaram mudanças sutis do consumidor para alterar e personalizar sua oferta de valor.

Mas além de empresas, alguns segmentos também realizaram um 2015 mais próspero, como:

Muitas categorias para as classes altas, a chamada A gargalhada (AAA);
Consertos e reparos, serviços que racionalizam os demais gastos;
Produtos associados a renovações pessoais ou para a casa, que atendem o desejo feminino de renovação com menor gasto;
Produtos usados, via revenda de bens. E interessante notar, 2015 foi um ano que o tema Compartilhamento, destacou-se seja em exposição pública ou iniciativas de novos negócios;
Negócios vinculados à venda direta em virtude do aumento do desemprego criando contingente de vendedores autônomos;
Serviços e produtos que proporcionam indulgência e agrados. A medida que as famílias fecharam a carteira para o consumo de maior valor, permitem-se pequenas indulgências.

Ao analisar os segmentos e empresas que cresceram, podemos então identificar alguns fatores de prosperidade, que levaram empresas ao crescimento:

Sintonia fina com as mudanças de comportamento de consumo criadas pelo contexto de 2.015;
Personalização massificada: chegamos a novo estágio de segmentação de necessidades da sociedade que requer a personalização em grande escala;
Investir em marca como atitude contínua e reforçar o posicionamento;
Investir de forma continuada em inovação em produtos, serviços e modalidades de negócios;
Investir nas relações com parceiros e fornecedores, em busca de projetos especiais para um ano difícil.

Táticas promocionais, otimizações e corte de investimentos não são medidas que criam prosperidade. São medidas necessárias para manter-se na posição presente ou diminuir as perdas. Prosperidade acima da média envolve: fidelidade ao posicionamento expressando-o em todo o marketing mix, sintonia fina com as mudanças de comportamento de consumo, mas também e principalmente inovação continuada. Desejo à todos portanto um Próspero 2.016!

por Beth Furtado, autora do livro "Desejos Contemporâneos" e é sócia-diretora da ALIA, consultoria de marketing (www.aliasite.com.br). É âncora do Programa Reclame no Radio sobre Marketing, Propaganda e Comunicação veiculado na Radio Estadão.

Fonte: Falando de Varejo

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