IGP-DI fica abaixo do esperado e indica inflação de 0,07% em novembro

SÃO PAULO – O IGP-DI (Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna) apontou deflação de 0,07% em novembro, após a variação negativa de 0,04% vista em outubro.
O resultado ficou abaixo das…

SÃO PAULO – O IGP-DI (Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna) apontou deflação de 0,07% em novembro, após a variação negativa de 0,04% vista em outubro.
O resultado ficou abaixo das expectativas do mercado, que, segundo o último relatório Focus, apontavam variação de 0,21% no acumulado mensal.
O INCC (Índice Nacional de Custo da Construção) impulsionou o resultado mensal, ao apresentar variação positiva de 0,29% em novembro, taxa 0,23 ponto percentual maior do que a mostrada no mês anterior.

Grupo Novembro/2009
(em %) Outubro/2009
(em %) Variação
(em pontos percentuais)
IPA -0,04 -0,08 +0,04
IPC +0,26 +0,01 +0,25
INCC +0,29 +0,06 +0,23
IGP-DI +0,07 -0,04 +0,11
Fonte: FGV

O IGP-DI foi divulgado na manhã desta terça-feira (8), pela FGV (Fundação Getulio Vargas).
O indicador é bastante utilizado pelo mercado e mede a evolução geral de preços na economia, criando assim uma medida nacional de inflação.
Metodologia
O índice é divulgado mensalmente pela Fundação Getúlio Vargas, e é composto pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC – peso de 30%), Índice de Preços no Atacado (IPA – peso de 60%) e Índice Nacional de Custo da Construção (INCC – peso de 10%).
O IGP-DI referente ao mês em que é apurado, é divulgado aproximadamente na segunda semana do mês seguinte. O período de coleta de preços para o índice é o mês cheio, ou seja, do primeiro ao último dia do mês em questão.

Veja também

    Noticias

    Moisés Barboza assume presidência da Câmara Municipal de Porto Alegre em 2026

    Veja mais
    Noticias

    Nossos Podcasts entram em recesso e voltam com episódios inéditos em Janeiro de ...

    Veja mais
    Noticias

    Expediente especial de fim de ano do Sindilojas POA

    Veja mais
    Noticias

    Fim do ano: Sindilojas POA orienta lojistas sobre limites de horário

    Veja mais