Instabilidade afeta o serviço de e-mails da Locaweb

Mensagens chegam com atraso e causam transtornos na rotina de empresas

Diversos clientes da Locaweb, líder no País em serviços de infraestrutura de hospedagem para a internet, estão com dificuldades para receber e-mails. Os atrasos acontecem especialmente no caso das mensagens que possuem algum tipo de anexo, cuja demora no recebimento pode levar até um dia.

O problema não é generalizado, mas já é suficiente para atrapalhar a vida das empresas clientes. Boa parte dos contatos de negócios hoje em dia é feita pela internet, através da troca de mensagens eletrônicas. E com essa demora, esse trabalho acaba sendo prejudicado.

Em comunicado, a Locaweb afirma que o atraso na entrega das mensagens ocorre em função de uma reestruturação da arquitetura de e-mails, que vem sendo realizada há alguns meses, para garantir uma melhora nos serviços. A expectativa é de que este trabalho esteja finalizado até o final de setembro. “A nossa preocupação continua sendo, como sempre foi, viabilizar o sucesso de nossos clientes por meio de serviços de internet inovadores para seus negócios”, diz a nota. Alguns clientes, porém, reclamam que essa instabilidade existe há quase um ano. O problema seria decorrente de dificuldades técnicas enfrentadas com uma solução antispam adquirida pela Locaweb junto a um fabricante. Ao identificar uma mensagem não desejada, essa ferramenta estaria bloqueando todas as outras. A empresa, porém, diz que o problema enfrentado atualmente nada tem a ver com essa questão do antispam.

Para o representante dos provedores de acesso e conteúdo da internet do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), Jaime Wagner, o problema enfrentando pela Locaweb é localizado. Segundo ele, a demanda pelos serviços de internet cresce em uma rampa ascendente, enquanto a infraestrutura evolui aos saltos, o que costuma criar alguns gaps. “Hoje existe uma carência que já está sendo suprida. O Brasil não enfrenta um problema crítico de falta de investimentos .”

A própria Locaweb investiu R$ 49,2 milhões no ano passado para ampliar sua infraestrutura e portfólio de serviços. Isso inclui recursos para a construção de um novo data center. Nesse caso, seria apenas uma questão de tempo até que os investimentos feitos em data center e de backbone estejam adequados à demanda atual. A companhia fechou 2009 com faturamento de R$ 131,1 milhões.

O diretor administrativo, financeiro e marketing da Datadrome, Alceu Cheuiche, diz que a demanda por serviços é crescente e as empresas têm procurado se estruturar a cada onda de busca por esses serviços. “Os investimentos nunca cessam. Alguns são mais ou menos lentos, mas nunca deixam de acontecer”, diz. A Datadrome, especializada em data center e hospedagem web, tem foco no segmento corporativo. A empresa tem a sua sede em Porto Alegre e uma base de clientes corporativos que varia de cinco a sete mil clientes. O faturamento deve fechar a R$ 4 milhões esse ano.