Lebes investe R$ 30 milhões em transformação digital

Processo que integra meio físico ao digital coloca todos os produtos e serviços da rede de varejo na palma da mão do cliente.

Sempre com o propósito de facilitar o acesso das pessoas aos seus sonhos, a rede de varejo Lojas Lebes acaba de lançar o seu aplicativo para celular, que materializa toda a Transformação Digital na qual a empresa vem investindo nos últimos anos. Utilizando as melhores tecnologias disponíveis no mercado mundial, e com uma visão Omnichannel, a Lebes empoderou ainda mais os seus clientes. Agora ele compra qualquer produto, paga como quer e recebe onde quiser sem qualquer barreira. Inclusive, através do App será possível abrir crediário digital e ter um limite de crédito aprovado em poucos minutos. Nas próximas semanas será disponibilizada a compra online através desta forma de pagamento. Além disso, o cliente poderá retirar o seu pedido em qualquer loja sem custo e solicitar entrega de mercadorias pequenas em até 2 horas.

Outra novidade para o mercado de varejo é o empréstimo pessoal digital. Através do aplicativo ou pelo site, qualquer pessoa pode solicitar empréstimo à Lebes Financeira e escolher se o valor será depositado direto na sua conta ou retirado em qualquer filial. “O App da Lebes é um marco na história da nossa empresa e simboliza a grande onda da Transformação Digital pela qual estamos passando”, comenta Otelmo Drebes, presidente da rede de varejo.   

Diversas práticas mostram essa atuação cada vez mais “phygital” da Lebes. A rede de varejo, por exemplo, disponibiliza a Troca Facilitada, que permite a aquisição de um produto via internet e sua troca na loja física. A Inteligência Artificial também já vem sendo implementada na Transformação Digital da Lebes, que melhora ainda mais a experiência de compra dos clientes. Um exemplo é a atendente virtual “Lê”, que está à disposição para auxiliar o consumidor 24 horas por dia. 

Todas estas novidades, que hoje já estão na palma da mão dos clientes, têm por trás uma enorme movimentação para transformar a Lebes analógica em totalmente digital. O objetivo é deixá-la mais ágil, escalável, segura, integrada, inovadora, alinhada com o negócio, colaborativa, protagonista, com maior diferencial competitivo e adaptável às mudanças.

O processo iniciou em 2018 com a contratação de consultorias e a formação de um Comitê Estratégico de TI, que definiram juntos os passos da Transformação Digital. “Promovemos a mudança da arquitetura de inovação com a utilização de um software de barramento que facilita a integração das mais diversas aplicações. Integração é a palavra que define a Transformação Digital da Lebes, pois permite plugar inovações conforme forem surgindo. E o App é a primeira novidade a ser conectada nesta estrutura”, explica LuisBrocca, diretor de TI e Controladoria da Lebes. Segundo o diretor, a empresa padronizou também o CloudComputing, plataforma de dados em nuvem altamente escalável e disponível, que garante armazenamento com mais segurança.

Na onda da Transformação Digital, a Lebes é uma das primeiras varejistas do Brasil a adquirir a plataforma S/4 Hana, versão mais moderna do SAP. Esta tecnologia será responsável por todo o backoffice da companhia, buscando cada vez mais governança e melhor gestão de seus processos.

Neste movimento, a rede utiliza também a plataforma Neogrid, que, influenciada pela Inteligência Artificial, melhora e agiliza os processos de compra, de estoque, de distribuição e de integração com os fornecedores. Outro parceiro estratégico é a 4All, responsável por traduzir em soluções e aplicativos, várias etapas da Transformação Digital, principalmente nas que melhoram a experiência deste consumidor em sua jornada junto à marca.

E para conhecer melhor os seus clientes e se relacionar com eles de forma cada vez mais personalizada, a Lebes investiu no Context 360 da Pmweb. Com essa plataforma, a empresa tem uma visão completa dos consumidores, o que permite a estruturação de um data lake, potencializando e otimizando a mineração dos dados. Os resultados são melhorias na gestão com decisões e ações ainda mais assertivas e individualizadas. 

“A Lebes já está estruturada e preparada para continuar inovando na era digital. Inclusive já contamos com uma consultoria para gestão de mudanças, que está fazendo a transição junto aos nossos colaboradores. Iniciamos também a jornada para a Transformação Ágil, incentivando a adoção de metodologias que usam o trabalho colaborativo entre as áreas, melhorando assim a qualidade e assertividade dos projetos. Este é o início da nova Lebes e muitas outras novidades ainda estão por vir”, comenta Otelmo Drebes, presidente da rede de varejo. 

Sobre a Lebes:

Fundada em 1956, na cidade de São Jerônimo, interior do Rio Grande do Sul, a Lojas Lebes tornou-se uma das maiores redes varejistas do Estado. Com mais de 60 anos de atuação, a empresa está presente em mais de 100 municípios, possui mais de 160 lojas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, um milhão de clientes ativos e mais de três mil funcionários. 

A empresa, que fatura mais de R$ 1 bilhão, disponibiliza um variado mix de produtos nas linhas de moda feminina, masculina, infantil, acessórios, calçados, móveis, eletrodomésticos e tecnologia. Sempre pensando no seu propósito, de facilitar o acesso das pessoas aos seus sonhos, a rede abriu em agosto de 2017, no centro de Porto Alegre, a sua primeira Lebes Life Store. O novo modelo de negócios que une Lojas Lebes e serviços como café, restaurante, farmácia, entre outros, foi um marco para a história da empresa e do varejo gaúcho.  

A Lebes também atua no ramo da indústria de confecção com a marca própria New Free, localizada em São Jerônimo. A fábrica produz mais de um milhão de peças por ano, comercializadas exclusivamente nas lojas da rede.

O Centro Administrativo da empresa está localizado no município de Eldorado do Sul, em uma área de dois mil m². Já o moderno Centro de Logística de 19 mil m² encontra-se no Parque Logístico da GLP, em Gravataí/RS.

A companhia, dentro da sua estrutura de negócios, possui a Lebes Financeira, que há mais de 10 anos é responsável pelo crediário da rede de varejo, oferecendo financiamentos e empréstimos aos clientes e colaboradores.  A Instituição é regulada pelo Banco Central e auditada pela KPMG, uma das maiores empresas do segmento no mundo. Com uma carteira de mais de 230 mil clientes, a Lebes Financeira movimenta mais de R$ 220 milhões por ano.

Fonte: Assessoria de imprensa Lebes

Veja também

    PesquisaNoticias

    Levantamento do Sindilojas Poa revela crescimento do comércio de vizinhança no R...

    Veja mais
    Noticias

    Edição especial do Menu Poa apresenta pautas do comércio para o futuro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Último dia para confirmar presença no MENUPOA especial sobre Eleições Municipais

    Veja mais