Materiais de construção movimentarão R$ 130 bi

Faturamento é 9% maior que 2013, quando setor movimentou R$ 119 bilhões. Gasto por pessoa é de R$ 762

Números divulgados pelo Ibope contrapõem o pessimismo da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat). Para o Ibope, cenário apresenta perspectiva positiva não só para a indústria, mas também para o varejo. A mão de obra no comércio de artigos para construção cresceu cerca de 90% nos últimos sete anos. O consumo familiar da categoria passou de R$ 44 bilhões em 2006 para R$ 119 bilhões em 2013.

O resultado do número de vendas em abril, divulgado pela Abramat há dois dias, levou a entidade a rever sua previsão para o crescimento das vendas em 2014, de 4,5% para 3%. O recuo foi de 9,1% em relação a abril de 2013 e de 4,4% comparado com março deste ano. Para a Abramat, embora os índices de emprego e renda continuem positivos, o crédito às famílias e as expectativas sobre o futuro da economia têm adiado os investimentos dos empresários.

Os empregos na indústria cresceram 6,7% em relação a abril de 2013. Em relação ao mês imediatamente anterior, crescimento foi de 1%. Para o Ibope, o setor de materiais de construção continuará crescendo em um ritmo mais lento do que o observado nos últimos anos. Entre 2006 e 2013, a participação da indústria da construção civil no PIB do País passou de 4,06% para 4,6%, o que corresponde a R$ 96 bilhões em 2006 para R$ 222 bilhões em 2013. Os brasileiros deverão gastar R$ 129,7 bilhões no ano, representando um consumo de R$ 762 por pessoa.