Menor preço dos produtos é o grande diferencial da Black Friday, dizem os consumidores

Cerca de 30% é a média de desconto que os entrevistados esperam obter nas compras

Comemorado neste ano no dia 24/11, a Black Friday 2023 é uma data que cria expectativa de grande volume de vendas para o comércio da capital gaúcha. O Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre realizou um levantamento para entender a intenção de compras para a data.

Moradores de Porto Alegre, homens e mulheres a partir de 18 anos foram entrevistados e o primeiro grande dado é de que 77,7% dos respondentes tem o hábito de fazer compras na Black Friday, mas para este ano, 48,4% deles citaram que vão seguir este plano.

Dentre esses que vão fazer compras (48,4%) na Black Friday, a justificativa mais falada é o menor preço nesta época. Este é o motivo para 57,7%, seguido por descontos e promoções melhores que em outros períodos do ano (55,7%), possibilidade de negociação de preços e descontos (39,7%) e necessidade (27,4%). Quando perguntados sobre quantos produtos pretendem comprar na Black Friday de 2023, a média ficou em 2,3 produtos por pessoa, exatamente a mesma do último ano.

Produtos mais procurados

Os produtos mais lembrados na preferência dos consumidores foram os eletrodomésticos. Tradicionalmente são itens que lideram este ranking. Em 2023 os dados da pesquisa nos mostram o seguinte quadro:

  • Eletrodomésticos: 30,3%
  • Roupas: 22,0%
  • Calçados: 17,4%
  • Eletrônicos: 14,9%
  • Móveis/Estofados:11,4%

O gasto médio de compra neste ano deve ser de R$ 1.315,00, frente ao gasto médio de 2022 que foi de R$ 1.163,00. Já o desconto médio esperado pelos clientes é de 31%.

Local de compra e parcelamento

Especificamente para a data, os locais preferidos para a compra foram o e-commerce (45,1%) e a loja de rua (42,6%).

O consumidor porto-alegrense pretende parcelar suas compras de Black Friday. A opção com maior número de respostas traz o dado de que o uso do cartão de crédito parcelado está à frente das demais (53,1%). À vista em dinheiro (20,6%) e à vista no débito (14,9%) completam o top 3. O pagamento via Pix parcelado não alcançou 1% de respostas.

Seguindo no tema do parcelamento, a maioria diz que pretende efetuar as compras em 10x. Esse é o número de parcelas preferido para 25% dos entrevistados. Pagar em 5x vem em seguida com 14,1%, assim como o pagamento em 3 parcelas, com o mesmo índice (14,1%).

Demais dados da Pesquisa:

Preferência por ofertas da Black Friday apenas no dia ou por toda a semana?

Durante toda a semana (Black Week): 86,3%

Somente no dia 24/11   (Black Friday): 11,1%

Ações da loja no pós compra desejadas pelos consumidores:

Cupom de desconto para a próxima compra: 51,1%

Oferta de cashback: 40,9%

Facilidade na troca de produtos: 26%

Para o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Arcione Piva, a aproximação da Black Friday e Natal mexe com os consumidores e são datas bem significativas para o comércio varejista. “Agora que entramos no mês da Black Friday a gente espera um aumento no movimento do comércio, seja de rua, shopping e o pela internet. Esses dados que o levantamento nos traz indicam uma boa data para os lojistas, com bom valor no ticket médio”, citou.

Veja abaixo o Infográfico:

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