Natal, principal data do comércio, deve ser aquecida em Porto Alegre

Pesquisa do Sindilojas POA mostra o quanto deve ser injetado de dinheiro na economia porto-alegrense

A sondagem realizada pelo Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre sobre a intenção de compra para o Natal 2023 prevê que cada pessoa deve dar, em média, 4 presentes, com um gasto médio, somando todos os presentes, de R$ 729,00. Com isso, o ticket médio do valor do presente deve ser de R$ 187,00.

De acordo com o levantamento feito com moradores da capital gaúcha, o setor varejista deverá injetar cerca de R$ 576 milhões na economia, variação nominal de 4,90% em relação a 2022, reafirmando a ideia de que o Natal segue sendo a principal data de vendas para o setor.

Ainda, segundo a pesquisa a época de maior movimento para as compras, com 49,7% é a semana anterior à data. Com 15 dias de antecedência vem em seguida, com quase 30%. Pouco mais de 3% disseram já terem ido às compras. Véspera de Natal e no próprio dia foram citados por 4,3% e 0,9% dos respondentes.

Critérios para a escolha do presente de Natal e os produtos mais lembrados

Citado por 56,9% dos entrevistados, o preço segue como o maior diferencial na hora da compra do porto-alegrense, seguido pela qualidade do produto (53,1%), e por ter conhecimento do gosto do presenteado (50,3%).

Na pergunta relacionada a qual produto os consumidores pretendem comprar para dar de presente, as roupas lideram com 64% das respostas. Brinquedos e calçados completam a lista dos produtos top 3. Dar dinheiro como presente aparece mais atrás, com apenas 2,3%.

Quando a pergunta é sobre o que gostariam de receber de presente, temos uma lista dos top 10 presentes mais desejados, por mulheres e homens.

FEMININO –

1.Perfume – 22,8%

2.Camisa – 9,2%

3.Vestido – 8,2%

4.Celular – 7,6%

5.Sandália – 7,1%

MASCULINO

1.Camisa – 21,7%

2.Tênis – 13,9%

3.Bermuda – 10,8%

4.Perfume – 9,0%

5.Calça – 8,4%

Lojas de rua seguem com a preferência

Andar pelas ruas e ali, achar algo que queira dar a alguém é algo comum. A nossa pesquisa traz a informação de que 60% costumam comprar nesses locais. A sequência traz as seguintes opções. Loja de Shopping, com 49,4%, E-commerce, 18% e Marketplace, com 4,3%. Dentre os 18% que citam o E-commerce como local que se pretende fazer compras para a data, o aplicativo da loja lidera a preferência com quase 80% da escolha. Site, Instagram, Facebook e WhatsApp completam a lista.

Qual o diferencial que faria você escolher uma loja para a compra do presente de Natal?

A loja dar benefícios para pagar: 46%

A loja oferecer brindes: 29,7%que noa haja

A loja oferecer cashback: 18,3%

Quem será presenteado no Natal 2023?

Filhos: 60,3%

Pai/Mãe: 48%

Esposo(a)/Companheiro(a): 34,3%

Netos/Bisnetos: 21,4%

Irmãos: 12%

Namorado(a): 11,4%

Segundo Arcione Piva, presidente do Sindilojas Porto Alegre, as perspectivas são de um natal com bons valores investidos pelos consumidores. “Os dados apresentados, tanto na média de presentes por pessoas, como a média de valor gasto somado todos os itens nos transmite o sentimento de que as festas de fim de ano motivam os clientes a presentearem pessoas próximas a si”. Piva finaliza apontando que pessoas querendo comprar e lojistas oferecendo diferenciais é a receita para o sucesso nas vendas de natal.

Veja o Infográfico da Pesquisa de Intenção de Compras Natal 2023 completo:

Baixe aqui.