ObservaPOA apresenta pesquisa sobre associativismo

A Secretaria de Coordenação Política e Governança Local, por intermédio do Observatório da Cidade de Porto Alegre (ObservaPOA), realiza amanhã, 18, a terceira edição do Projeto Democratizando Informações, com a apresentação da pesquisa “Mapa do Associativismo de Porto Alegre”. A atividade é direcionada a pesquisadores, gestores e pessoas da comunidade interessadas no tema. O trabalho será detalhado pelo coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, professor Marcelo Kunrath Silva, no auditório da Escola da Gestão Pública (Rua Siqueira Campos, 1300, 14º andar – Centro Histórico), a partir das 14h.

Nesta edição, serão abordados os resultados da pesquisa conduzida em parceria pela prefeitura, com atuação direta do ObservaPOA, e pela Ufrgs, que resultou em um mapeamento das entidades e organizações sociais de Porto Alegre, com foco especial na distribuição territorial das associações. O trabalho, coordenado pelo professor Kunrath, foi finalizado em novembro de 2007 e serve como referência para pesquisas e estudos sobre as características do associativismo na cidade e as relações históricas entre movimentos comunitários e instrumentos da democracia participativa.

O projeto “Democratizando Informações” é um espaço do ObservaPOA que tem como objetivo difundir informações e debater resultados de pesquisas e estudos, desenvolvidos pelo Observatório ou seus parceiros, que venham a instigar e incidir sobre políticas públicas e temas presentes no cotidiano da cidade. No ano passado, os temas abordados pelas oficinas foram “Pessoas com Deficiência” e “Trabalho”, ambas com base em dados do Censo de 2000.

Informações podem ser obtidas pelos fones 3289-6664 ou 3289-6684 ou pelo e-mail observapoa@observapoa.com.br. Os formulários para inscrições estão disponíveis no site do ObervaPOA (www.observapoa.com.br).