Os prejuízos da concorrência desleal no varejo em tempos de crise

Em meio à caótica política de ajuste fiscal, o setor varejista amarga aumento de custos operacionais e dos tributos incidentes na atividade empresarial.

Em meio ao turbilhão político que o Brasil atravessa, onde os holofotes focam os mandos e desmandos políticos, os empresários, verdadeiros responsáveis por sustentar aquilo que ainda existe da produtividade e circulação da riqueza, tentam se desvencilhar em meio ao cenário preocupante que se instaura.

Atualmente, o setor varejista vem sofrendo com a redução das vendas, tendo em vista, principalmente, a insegurança dos consumidores que emergem do aumento do desemprego e inflação mês após mês em patamares elevados.

Em meio à caótica política de ajuste fiscal, ainda com as medidas de austeridade apresentadas, o setor varejista amarga aumento de custos operacionais e dos tributos incidentes na atividade empresarial.

Ao varejista, cabem os custos operacionais. Esses devem ser trabalhados com criatividade e inovação, identificando as restrições em seu sistema e as melhorando a fim de otimizar seu resultado. O obstáculo é que os tributos incidentes sobre suas vendas são responsáveis por aumentar sensivelmente os valores das mercadorias, já que o empresário é obrigado a repassar tudo no valor do produto, sob pena de obter prejuízo.

Um quadro dramático se forma para o varejista. Enquanto alguns contribuem para sistema, outros não, em razão dos artigos tidos como piratas que circulam no mercado. Instaura-se, assim, a concorrência desleal.

É fato que o varejista que se encontra regular com suas obrigações possui meios de reduzir a carga tributária com o assessoramento jurídico e contábil adequado, o que, diga-se de passagem, é regra para aqueles que pretendem se mostrar competitivos no mercado.

Fonte: Site Administradores