Para cada geração, uma visão diferente sobre o consumo
Café com Lojistas traz visões comportamentais sobre as mudanças climáticas
A manhã desta 4ª feira, dia 14, foi de troca de ideias entre a palestrante, Paula Visoná e a plateia em mais uma edição do tradicional Café com Lojistas, evento do Sindilojas Poa onde as palestras visam capacitação dos lojistas e seus colaboradores. O tema da vez foi consumo e tendências na era das mudanças climáticas.
Paula Visoná trouxe as visões comportamentais sobre as mudanças climáticas, seus impactos nas diferentes gerações e como isso “pesa” em suas decisões para o futuro possível e desejável.
A era das mudanças climáticas é uma realidade. As gerações entendem essas alterações cada uma do seu jeito. A geração Z ditará o futuro do consumo e do ativismo. São elas que trazem as mudanças e não aceitam facilmente diversas ações tidas, até então, como normais. “É a geração que se importa muito com o Planeta, mas é imediatista. Ou seja, se preocupam, mas tem outras demandas “urgentes” que podem desviar seu foco. Ainda assim, a tendência da geração Z é de pagar mais por produtos sustentáveis.
Quanto à geração Y, a busca deles se dá em serviços e produtos mais baseados na nostalgia, nas lembranças do que já aconteceu. É a turma que se destacou pela “fome” do empreendedorismo, sendo isso, a busca pela autorrealização da geração. “O consumo das pessoas dessa faixa etária reflete uma fase da vida onde as coisas eram mais simples. E esse imaginário todo traz conforto. Pautam suas preocupações com o futuro sem filhos na sustentabilidade, estudo e empregos.
E algo ainda há um tema a ser bem debatido, pois vem crescendo exponencialmente. A economia circular. O reaproveitamento se baseia na lógica de que nada vai fora. O descarte ecológico e a revolução industrial vem elevando a procura e o interesse de produtos de “segunda mão”. Ainda é um tema com certo tabu, mas que cada vezs mais permeiam rodas de conversas no comércio.