Procon Porto Alegre quer manter diálogo aberto com lojistas da Capital

Diretora executiva do Procon Porto Alegre, Sophia Martini Vial, participou de reunião-almoço com diretoria do Sindilojas Porto Alegre

A reunião-almoço da diretoria do Sindilojas Porto Alegre recebeu nesta terça-feira, dia 04, a diretora executiva do Procon Porto Alegre, Sophia Martini Vial, que garantiu que "quer manter um diálogo aberto com os lojistas da Capital". A doutoranda em direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul assumiu o órgão em fevereiro de 2017 e promete uma reformulação da estrutura para melhor intermediar a relação entre fornecedores e consumidores.

Arcione Piva, vice-presidente do Sindilojas Porto Alegre, garantiu que a Entidade segue à disposição do órgão para firmar parcerias e trabalhar em prol da melhor relação entre as lojas e os consumidores. "Nosso objetivo é continuar agindo em conjunto com o Procon, assim como fizemos no Dia do Consumidor, comemorado no dia 15 de março, quando realizamos juntos a ação no Largo Glênio Peres, para auxiliar os lojistas e esclarecer as dúvidas mais recorrentes sobre o Código de Defesa do Consumidor (CDC)", comentou.

"O Procon vai muito além da fiscalização do CDC. Nosso papel é intermediar as relações e aproximar as partes de modo que os impasses se resolvam em primeira instância, preferencialmente entre consumidor e fornecedor, sem precisar envolver a esfera jurídica", disse Sophia.

Para esse trabalho, Sophia busca o apoio da iniciativa privada na realização de ações coordenadas com o fim de orientar e capacitar ambas as partes sobre os direitos e deveres previstos no CDC. "Não cabe ao Procon apenas a fiscalização, mas orientar a conduta mais adequada nas relações comerciais. E nesse ponto conto com o apoio do Sindilojas Porto Alegre e de todos os lojistas, pois todos juntos devemos capacitar tanto os consumidores como os fornecedores", explica.