Sebrae e Facebook lançam treinamento on-line

Ferramenta, que segue o modelo de um jogo virtual, deve ser utilizada para capacitar 200 mil pessoas até o fim do ano

Agora não é nem preciso mais sair de casa para fazer um curso de capacitação para iniciar ou alavancar os negócios. Um treinamento gratuito on-line está à disposição dos brasileiros graças a uma parceria do Sebrae com a rede social Facebook. Chamada de Empreenda com o Facebook, a ferratamenta foi criada em formato de um jogo virtual e está disponível em empreendacomofacebook.com.br.

O treinamento exige apenas que o interessado possua um perfil no Facebook. Uma vez dentro do jogo, o usuário será conduzido por cinco etapas distintas. O game começa com uma introdução sobre a importância do marketing digital para os pequenos negócios e o papel do Facebook nesse cenário. A seguir, ele será orientado para a criação de uma página – isso pode ser feito durante o jogo; e caso já possua uma, ele pode pular essa fase.

O passo seguinte envolve o primeiro caso prático. O jogador terá o desafio de criar anúncios para um estabelecimento comercial fictício. Serão analisadas a pertinência do texto, a linguagem para o anúncio, além da adequação ao objetivo de negócios, que é atrair mais clientes. Ao término dessa etapa e dependendo do seu desempenho, o empreendedor será recompensado com “estrelas”, que poderão ser trocadas por créditos para anúncios no Facebook – destinados a sua empresa real.

As etapas subsequentes envolvem o desenvolvimento da estratégia de negócios para empresas on-line e físicas, além da recompensa também em “estrelas” para serem convertidas em créditos de anúncios. A pontuação máxima dará ao empreendedor R$ 200,00 em créditos de anúncio. A duração estimada do jogo é de 45 minutos a uma hora, mas o jogador não precisa passar por todas as etapas no mesmo momento. Também é possível repetir uma determinada fase, mas os bônus não são computados novamente.

O jogo comporta até 50 mil pessoas a cada mês – se esse número for ultrapassado, o interessado receberá uma mensagem informando quando poderá retornar. Desenvolvido em linguagem de fácil compreensão, ele apresenta um conjunto de informações teóricas, mas tem nos exercícios práticos seu ponto forte.

“Os negócios simulados no jogo foram pensados a partir de dados do Sebrae e de outras fontes relacionadas, e mostram que a maior parte dos empreendedores brasileiros atua nas áreas de varejo e comércio”, explica Stephanie Johnson, gerente de contas do Facebook Brasil.

“A solução educacional resultado da parceria Sebrae com o Facebook é, sobretudo, uma oportunidade de inclusão dos pequenos negócios nas redes sociais. O principal objetivo do jogo é estimular o empreendedor a criar uma página do seu negócio no Facebook e, com isso, ampliar as possibilidades de sucesso do seu empreendimento”, ressalta o diretor técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos.

Atualmente, uma em cada três pequenas empresas no País tem uma página no Facebook. Para Santos, o treinamento on-line é mais uma ferramenta de qualidade que vai apoiar a gestão dos pequenos negócios. O potencial de alcance que a rede possui tem que ser utilizado a favor do empreendedor que precisa ampliar suas estratégias de marketing e relacionamento com o cliente.

Veja também

    Noticias

    Sindilojas Poa prestigia solenidade de passagem de comando em Batalhão da PM

    Veja mais
    Noticias

    MPRS lança plataforma para facilitar a inserção de jovens no mercado de trabalho

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Cultura organizacional é foco do debate no Varejo Movimento

    Veja mais