Selic deve ser mantida, mas juros ao consumidor vão cair

Começou nesta terça-feira (26) mais uma reunião do Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) para definir a nova taxa de juro do mercado, hoje em 8,75% ao ano. A expectativa é de manutenção…

Começou nesta terça-feira (26) mais uma reunião do Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) para definir a nova taxa de juro do mercado, hoje em 8,75% ao ano. A expectativa é de manutenção e, mesmo assim, o que se espera é que o custo do crédito caia aos consumidores. De acordo com o vice-presidente da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), Miguel de Oliveira, a expectativa de manutenção da taxa Selic é explicada pelo fato de a inflação não ser uma preocupação para o Banco Central, já que está dentro da meta e não sofre pressão externa (como o dólar, por exemplo).“A nossa demanda, por mais que tenha crescido um pouco agora, está dentro de um normalidade. Não está exageradamente pressionada”, destacou.

Juros ao consumidor em queda

Mesmo com a Selic inalterada, o que a Anefac espera é uma queda dos juros aoconsumidor, por conta do bom momento econômico, da expectativa da redução da inadimplência e também da maior competição no sistema financeiro. Apesar disso, Oliveira orienta ao consumidor que pretende tomar crédito que pesquise muito. “O fato de que as taxas de juros vão continuar caindo não significa que os bancos vão reduzir, que todas as linhas vão ser reduzidas”, afirmou. Além disso, ele ressaltou que algumas modalidades resistem a reduzir os juros, como é o caso do cartão de crédito, que conta com menos competição. Porém, o vice-presidente da Anefac afirmou que os juros não devem se elevar nesta modalidade, apenas se manterão inalterados.

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais