Seminário apresenta possibilidades de negócios com a Copa do Mundo e Olimpíadas no país

Com o objetivo de informar o empresariado gaúcho sobre os preparativos e as oportunidades da Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016, foi realizado na tarde de hoje um seminário na Fiergs, em Porto Alegre. O evento contou com palestras de juristas e de representantes públicos que trabalham na preparação da Capital para os jogos mundiais.

No debate, o secretário extraordinário da Copa do Mundo de 2014, Paulo Odone, defendeu que os gaúchos façam o que fez a Alemanha, durante a Copa do Mundo de 2006. A intenção é desenvolver não só Porto Alegre, mas todo o Rio Grande do Sul, o que segundo ele, é plenamente factível. — Lá, de cada dez estrangeiros que foram ao país durante a disputa, apenas quatro foram a estádios. Os outros viajaram fazendo outro tipo de turismo — ressaltou, citando que o Estado deve receber investimentos no aeroporto Salgado Filho, em mobilidade urbana e em telecomunicações.

Já o jurista Sérgio Xavier comentou que a falta de regulamentação legal que garanta os investimentos e também a falta de incentivos, principalmente tributários, é o principal entrave para que a iniciativa privada faça investimentos, que são considerados altos. — Porto Alegre já tem uma excelente estrutura. As obras são de melhoramento. Temos que nos mobilizar para que Argentina ou Uruguai usem o nosso Estado, seja para competirem ou para realizarem uma pré-temporada — defendeu.