Supermercados e shoppings podem ser obrigados a ter um posto do Procon

SÃO PAULO – Tramita na Câmara dos Deputados um projeto de lei que obriga a instalação de uma unidade do Procon nos aeroportos, supermercados de grande porte e centro comerciais com 65 lojas ou…

SÃO PAULO – Tramita na Câmara dos Deputados um projeto de lei que obriga a instalação de uma unidade do Procon nos aeroportos, supermercados de grande porte e centro comerciais com 65 lojas ou mais.

Para o autor da proposta, deputado Weliton Prado (PT-MG), a medida reduzirá o número de ações encaminhadas ao Judiciário, já que eventuais problemas poderão ser solucionados nestes estabelecimentos que contam com um órgão do Procon.

Segundo a Agência Câmara, o projeto prevê ainda que os municípios poderão estabelecer convênios com a Procuradoria Geral de Justiça, possibilitando que a Junta Recursal do Ministério Público atue como órgão revisor dos processos administrativos julgados pelos Procons municipais.

Direito do consumidor

O parlamentar lembrou ainda que o Código de Defesa do Consumidor diz que é direito básico do consumidor o acesso aos órgãos judiciários e administrativos com vistas à prevenção ou reparação de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos ou difusos.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Levantamento do Sindilojas Poa revela crescimento do comércio de vizinhança no R...

    Veja mais
    Noticias

    Edição especial do Menu Poa apresenta pautas do comércio para o futuro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Último dia para confirmar presença no MENUPOA especial sobre Eleições Municipais

    Veja mais