Sustentabilidade e atendimento são tendências irrefutáveis

Para lidar com novas características que a tecnologia e questões ambientais estão impondo ao mercado, empreendedores buscam maneiras de repassar ao consumidor o que ele quer tanto no que se refere ao…

Para lidar com novas características que a tecnologia e questões ambientais estão impondo ao mercado, empreendedores buscam maneiras de repassar ao consumidor o que ele quer tanto no que se refere ao atendimento quanto às exigências em comprar um produto que não agrida o meio ambiente por um preço competitivo. O consultor de marketing e varejo Marcos Gouvêa de Souza explica que a expansão de redes varejistas de outros países para o Brasil, hoje, pode ocorrer apenas pela internet, através de páginas virtuais em português.

O resultado, segundo ele, é maior competitividade com a entrada de novas empresas no mercado nacional e controle natural da inflação. Além disso, ele explica que a questão da sustentabilidade não é uma simples opção do empreendedor, mas uma necessidade de estar em dia com a sociedade. “A situação de crise levou as pessoas à reflexão sobre o que estamos fazendo com o mundo e com o que estamos tirando da natureza”, disse Souza. Para ele, a sociedade está clamando por soluções que estejam de acordo com a preservação, mas sem que o consumidor tenha que pagar mais caro por isso. O especialista destaca a sustentabilidade como apenas uma das formas de interação do público que, segundo ele, age cada vez mais ativamente nos processos do varejo. Souza sugere que os consumidores ainda estão usufruindo de uma primeira geração tecnológica nas vendas, com o uso da internet e a entrada dos celulares para a compra, mas, conforme o consultor, essas ferramentas são imbatíveis e devem se expandir, além de demonstrarem claramente a preferência dos clientes, que não querem apenas o melhor preço para ir às lojas. “O crescimento das redes sociais mostra que as pessoas querem se relacionar, e também devem buscar isso no varejo. As lojas vão ter que se adaptar a isso.”

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais