Inflação desacelera na segunda semana de maio em Porto Alegre

A inflação desacelerou em cinco das sete capitais pesquisadas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), segundo balanço divulgado nesta sexta-feira (17). Porto Alegre foi uma delas, com variação de 0,24% no Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S). O resultado foi 0,11 ponto percentual (p.p.) inferior ao divulgado na primeira semana de maio, que foi de 0,35%.

Nesta edição, quatro das oito classes de despesa componentes do índice apresentaram desaceleração em suas taxas de variação. Entre elas se destacam os grupos Alimentação e Habitação, com taxas que passaram de 0,24% para -0,08%, e de 0,17% para -0,12%, respectivamente.

A análise do resultado, segundo a FGV, mostra que as pressões acima da variação média foram exercidas pelos grupos Saúde e Cuidados Pessoais, com 1,40%, Vestuário, 0,74%, Comunicação, 0,40%, Educação, Leitura e Recreação, 0,38% e Despesas Diversas, 0,30%. Situaram-se em nível abaixo da variação média, segundo o balanço, os grupos Transportes, com 0,18%, Alimentação, com -0,08% e Habitação, -0,12%.

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais