Gaúchos têm mais dívidas em março

O endividamento do consumidor gaúcho aumentou em março ante o mês anterior, passando de 67,7% para os atuais 73%. A elevação foi de 6,1 pontos percentuais, de acordo com o que apurou a Pesquisa de…

O endividamento do consumidor gaúcho aumentou em março ante o mês anterior, passando de 67,7% para os atuais 73%. A elevação foi de 6,1 pontos percentuais, de acordo com o que apurou a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência das Famílias (Peif) da Fecomércio RS. Mesmo com o aumento, para o economista da entidade Pedro Ramos o movimento não significa deterioração, mas elevação do consumo.

Alguns fatores contribuíram, como acesso facilitado ao crédito em função da crise mundial, além das promoções ligadas à redução do IPI nos segmentos automotivo, móveis e linha branca. “Não podemos considerar esse endividamento como negativo, especialmente se levarmos em conta que a maior parte dos entrevistados disse que não deve atrasar o pagamento das contas e nem mesmo deixar de pagá-las”, observou. Outro dado que chamou a atenção foi a redução no percentual de endividados que disseram não ter chances de pagar os débitos: de 11% em fevereiro para 7% este mês.

Veja também

    Noticias

    Grandes empresas marcam presença na Feira Brasileira do Varejo

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Parte do comércio registra crescimento nas vendas do Dia das Mães

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA mobiliza a imprensa para a FBV 2025

    Veja mais
    Noticias

    Um ano após a enchente, varejistas ainda enfrentam desafios e buscam reinvenção

    Veja mais