Dia dos Namorados e frio animam o varejo

A comemoração do Dia dos Namorados neste ano, no próximo domingo, dia 12, deve ser tão lucrativa para os setores de comércio e de serviços quanto em 2010. A projeção é da Associação Brasileira de…

A comemoração do Dia dos Namorados neste ano, no próximo domingo, dia 12, deve ser tão lucrativa para os setores de comércio e de serviços quanto em 2010. A projeção é da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), que estima um crescimento de 10% nas vendas nos centros de compras de todo o País na comparação com o ano passado. A data é a terceira maior do setor varejista – fica atrás somente do Natal e do Dia das Mães – e atrai as atenções de públicos de várias idades. Uma pesquisa realizada em todo o País pela Serasa Experian mostra que o otimismo do comércio para o Dia dos Namorados neste ano, em termos de faturamento, é o maior desde 2006. Pelo levantamento, 57% dos varejistas entrevistados estimam faturamento maior que o registrado no mesmo período de 2010, enquanto 30% esperam o mesmo nível e 13% preveem queda. O otimismo em 2011 cresceu três pontos percentuais ante 2010, quando 54% dos empresários esperavam alta nas vendas. Também os empresários do varejo na Capital estão otimistas para a ocasião. Segundo o levantamento feito pelo Sindilojas Porto Alegre, o aumento em relação a 2010 deve ficar entre 9% e 10%. “Ainda é cedo, mas podemos antecipar que a continuidade das baixas temperaturas é decisiva para a confirmação desta expectativa”, afirma o vice-presidente do sindicato, Paulo Kruse. De acordo com a pesquisa da Serasa, os presentes mais procurados devem ser roupas, sapatos e acessórios (29%); perfumaria e cosméticos (22%); celulares e smartphones (19)%; flores (12%); chocolates e doces (6%); joias e relógios (5%); eletrônicos (3)%; discos de Blu-ray, DVD, CD e livros (1%); eletrodomésticos (1%); refeição comemorativa em restaurante (1%) e viagem (1%). Para atrair os consumidores apaixonados, o varejo lança mão de produtos diferenciados, com opções de presentes divertidos e dotados de conceitos românticos ou sensuais. Este é o caso da loja Imaginarium, que desenvolveu kits especiais para a troca de presentes entre namorados. Os produtos são variados: desde um cartão com gravador de mensagem, por R$ 19,90, até o Kit Apaixonados, que custa R$ 152,70 e traz um jogo para anotações sobre o relacionamento, uma fronha fluorescente temática e uma almofada gravadora. A loja ainda criou presentes para serem usados a dois, como o kit Show Vip, com assessórios sensuais e até um guia de dança erótica para os apaixonados. O preço para levar a brincadeira para casa é de R$ 79,90. Já o kit Só Quero com Você abrange um aparelho de fondue, taças de champanhe e um conjunto de cartas com receitas afrodisíacas. O conjunto sai por R$ 149,90. Também seguindo a linha de romantismo e sensualidade que a data propõe, a Natura criou perfumes, sabonetes, sais de banho e hidratantes para a intimidade dos casais. A marca oferece onze opções de presentes que combinam produtos do portfólio, lançamentos e itens exclusivos para a data, com preços que variam de R$ 19,90 a R$ 103,90.

Veja também

    Noticias

    Estratégias e ações desenvolvidas pelo bloco empresarial é tema de debate em r...

    Veja mais
    Noticias

    Varejo Movimento destaca o comércio de decoração

    Veja mais
    Noticias

    Reunião de Diretoria Ampla apresenta ações com associados e lojistas em geral

    Veja mais
    Decretos e regrasNoticias

    Pacote de estímulo à recuperação de pequenos negócios após enchentes é lan...

    Veja mais