Lula reclama das taxas dos bancos estatais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enquadrou ontem o presidente do Banco do Brasil, Antônio Francisco de Lima Neto, e o presidente da Confederação Nacional das Instituições Financeiras, Gabriel Jorge…

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enquadrou ontem o presidente do Banco do Brasil, Antônio Francisco de Lima Neto, e o presidente da Confederação Nacional das Instituições Financeiras, Gabriel Jorge Ferreira, pela elevação dos juros e dos preços dos serviços bancários em meio à crise financeira. Em almoço realizado pela organização não-governamental Ação Fome Zero, num hotel de Brasília, Lula disse que não entende o motivo de os juros permanecerem elevados mesmo com ações de ajuda do governo.

– É incompreensível – afirmou o presidente, segundo relato de um empresário que estava no almoço. – Esses juros tão altos na ponta prejudicam a economia e o país. A gente liberou os compulsórios. O crédito não está chegando na ponta. Dirigindo-se a Lima Neto, Lula reclamou que o Banco do Brasil e também a Caixa Econômica Federal aumentaram os juros de financiamentos e até do cheque especial. – Como é que pode o Banco do Brasil cobrar juros de 120%, 70%? Não pode cobrar isso – reclamou.

Mais tarde, o vice-presidente José Alencar também criticou os juros altos. Questionado se o governo tem como adotar medidas para evitar desemprego no país, Alencar respondeu: – Tem: investimento. E, para que haja investimento, nós estamos lutando há mil anos para que os juros caiam.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Levantamento do Sindilojas Poa revela crescimento do comércio de vizinhança no R...

    Veja mais
    Noticias

    Edição especial do Menu Poa apresenta pautas do comércio para o futuro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Último dia para confirmar presença no MENUPOA especial sobre Eleições Municipais

    Veja mais