Gaúcho é o que mais gasta no shopping

Conquistar o consumidor que frequenta os shoppings da Capital não é fácil, mas vale a pena. Nem sempre que visita ele faz compras, mas quando decide comprar tem a maior média de gastos do país. É o que…

Conquistar o consumidor que frequenta os shoppings da Capital não é fácil, mas vale a pena. Nem sempre que visita ele faz compras, mas quando decide comprar tem a maior média de gastos do país. É o que mostra uma pesquisa divulgada ontem pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), que traçou o perfil dos clientes de centros comerciais em cinco capitais brasileiras e no Distrito Federal.

O estudo aponta Porto Alegre como a cidade em que menos clientes fazem compras quando visitam um shopping. Em compensação, quando ele abre a carteira, acaba gastando mais do que os consumidores das outras cinco localidades pesquisadas. A média de R$ 184 em compras por visita ao shopping coloca a capital gaúcha na ponta do ranking.

Além de Porto Alegre, o levantamento foi feito em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Distrito Federal. Ajuda a explicar o valor mais elevado nas compras o perfil do frequentador na Capital: 89% dos clientes são consumidores das classes A e B. É a maior fatia desse segmento, seguida de Belo Horizonte e São Paulo, com 83%.

A maior renda não é a única explicação para os números da pesquisa, na avaliação do consultor de varejo Eugenio Foganholo, da Mixxer Desenvolvimento Empresarial. A baixa taxa de compradores demonstra que o consumidor gaúcho tende a pesquisar preços e produtos antes de efetuar suas compras, segundo o especialista.

– E o valor do preço médio também indica que os shoppings da cidade têm uma oferta bastante completa em relação às necessidades dos consumidores – afirma.

Consagrados como local de compra de bens de consumo durável, a venda de TVs e geladeiras neste tipo de estabelecimento também ajuda a ampliar a média de gastos na análise do economista Eduardo Merlin, da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado (Fecomércio-RS).

– Algumas lojas que têm perfil de rua em outros Estados acabam ganhando perfil de shopping por aqui – argumenta.

Já Patricia Vance, professora do programa de Administração de Varejo da Fundação Instituto de Administração (FIA) acredita que o porto-alegrense compra menos e gasta mais por uma combinação do poder aquisitivo maior com um nível de escolaridade alto, o que garante um comportamento mais crítico e criterioso na hora de consumir.

– O gaúcho vai ao shopping, é bom comprador, mas é um cliente que demora para tomar uma decisão – diz Patricia.

O clima extremo no verão e no inverno reforça o perfil dos shoppings de Porto Alegre como locais de lazer e não apenas de compras, graças a confortos como ar-condicionado e estacionamento. Tanto que a cidade abriga os visitantes mais fiéis. Dos consumidores entrevistados na pesquisa, 66% dizem visitar centros comerciais pelo menos uma vez por semana.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Levantamento do Sindilojas Poa revela crescimento do comércio de vizinhança no R...

    Veja mais
    Noticias

    Edição especial do Menu Poa apresenta pautas do comércio para o futuro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Último dia para confirmar presença no MENUPOA especial sobre Eleições Municipais

    Veja mais